Alunos do curso superior de tecnologia em teatro da Unemat realizaram a 1ª Mostra de Cenas online

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus muitas coisas do cotidiano precisaram ser adaptadas à nova realidade, como as apresentações de final de semestre que são realizadas pelos alunos do Curso Superior de Teatro, da MT Escola de Teatro e Unemat. A Mostra de Cenas aconteceu em julho, no espaço digital da MT Escola, por meio da plataforma Zoom.

Diferentemente de outros anos, quando os alunos mostram os resultados de seus trabalhos no palco principal do Cine Teatro Cuiabá, em três peças, dessa vez o palco ficou por conta da tela do computador de cada aluno.

"A pandemia fez mudar a forma como consumimos cultura. Por causa do isolamento social, o lazer e o acesso às artes têm sido pelos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais, tudo de dentro da nossa própria casa. Isso nos deu a ideia de trabalharmos com os estudantes também dessa maneira", esclarece o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

No eixo da performatividade, tendo como material de pesquisa as obras "Elogio ao amor", de Alain Badiou e Nicolas Truong e "A casa subjetiva", de Ludmila Brandão, os núcleos montaram seus trabalhos. Baseando-se nisso, a Companhia Eletro Antropozoomórfica de Teatro convocou os invocados para uma inusitada performance a partir do conceito "O sonho de amar em peles de plástico com olhos de vidro: Calabouço". Já o outro núcleo, criou o espetáculo Corpo-Casa a partir do conceito “o espaço como coprodutor de nossas subjetividades”, a peça joga com observações e percepções individuais para criação de experiências em arte.

Resultado da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Unemat, Grupo Cena Onze de Teatro e Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, a MT Escola se destaca por ser o único Curso Tecnológico Superior de Teatro de Mato Grosso, oferecendo aos alunos de graduação sete áreas de especialização: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.

Sobre a MT Escola

A MT Escola de Teatro é polo de formação criado e mantido através da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, o Cine Teatro Cuiabá, a Companhia Cena Onze, a Associação dos Artistas Amigos da Praça e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).