MULTAS

Deputado afirma que multas para quem inicia incêndios florestais não põe medo em ninguém

O deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade-MT) afirmou que as multas aplicadas em quem inicia incêndios florestais “não põe medo em ninguém”, principalmente porque o nível de inadimplência é alto e as consequências são muito brandas. A declaração foi dada durante reunião da Comissão Externa das Queimadas do Pantanal (CEXQUEI), nesta terça-feira (06), quando o parlamentar explicava como “meia dúzia” de criminosos estava afetando negativamente a reputação de agricultores e pecuaristas que produzem dentro da lei.

 

“Qual percentual dessas multas que são pagos? Essa história de gerar multa e mandar para dívida ativa da União não põe medo em ninguém. Nunca pôs, não põe e nunca vai pôr medo em ninguém. Precisamos endurecer mais esse jogo. Para quem faz errado a gente quer punição, não quer alisar ninguém que está desmatando”, afirmou o deputado.

 

Para Dr. Leonardo, que é morador de Cáceres, município localizado dentro do Pantanal, é preciso punições mais rigorosas, como prisão, para esse tipo de crime. Por outro lado, ele ressalta que um pequeno número de pessoas mal intencionadas não pode ser usada como razão para prejudicar o modo de vida de quem produz dentro da lei e preserva o bioma.


“Não podemos alisar para cima dos criminosos que colocaram fogo deliberadamente no Pantanal,nem podemos condenar quem nunca cometeu crime, impedindo o modo de vida pantaneiro. Precisamos dosar da maneira correta as ações para garantir o fim do fogo ilegal no Pantanal, a recuperação do bioma e da economia local, pois muitas famílias vivem daquela terra. Quem está fazendo incêndios criminosos tem que ir preso. São uma meia dúzia de criminosos, de gatos pingados”, reforço Dr. Leonardo.