Aluno do curso de Agente Comunitário, vereador do nortão visita polo de Cuiabá

O polo de Cuiabá onde funciona o curso de formação profissional Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) recebeu, na última semana, a visita do vereador de Novo Mundo, Adriano Propercio, também agente comunitário de saúde (ACS) do município.

Na oportunidade, ele conheceu o polo na Capital, conversou com a equipe técnica responsável pela capacitação e ainda se reuniu com o relator da Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Carlos Eduardo Santos, e com a coordenadora Pedagógica do TACS, Glaucia Fullana.

O curso de qualificação gratuito é realizado pela ALMT, através da Escola do Legislativo, com execução do Instituto Brasil Adentro (IBA) e apoio do Governo do Estado.

Em atividade tanto como vereador quanto como agente comunitário de saúde, Adriano explica que ao exercer a profissão em sua cidade sentiu a necessidade de se ver representado na Câmara Municipal e assim ter voz ativa para ajudar nas questões de sua categoria.

“Atuar como agente me motivou a ser vereador, pois nessa caminhada percebi a necessidade de ter um representante no legislativo que sentisse na pele os anseios em relação aos seus direitos”, afirma o parlamentar Municipal. A vereadora Valéria Lima, também de Novo Mundo, o acompanhou na visita.

Aluno do curso TACS em Novo Mundo, que tem como polo o município de Alta Floresta, o vereador destaca a importância da qualificação para a categoria. “O curso oferece a elevação do conhecimento para atendermos melhor nossos pacientes e para que futuramente nos beneficie na remuneração salarial”, opinou. Adriano atua há 13 anos como agente comunitário de saúde e foi eleito vereador nas eleições de 2020.

Segundo Carlos, na visita, o vereador e aluno do curso TACS aproveitou para entregar um ofício ao deputado Max Russi, "porque ele sabe do trabalho que o presidente da ALMT realiza na região, apoiando a categoria e a saúde”, pontuou o relator da CST.

Sobre o Curso

Voltado exclusivamente para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), de Mato Grosso, a capacitação conta com módulos semipresenciais, em formato virtual e atividades presenciais realizadas nas cidades polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Confresa, Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Foram disponibilizadas 1.200 vagas para todos os 141 municípios de Mato Grosso. As aulas no formato de Ensino à Distância (EAD) começaram no último dia 06 de fevereiro. Ao final do curso, previsto para novembro de 2021, o aluno terá uma cerimônia de formatura e diploma do curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).