DE EX-PREFEITO PARA PREFEITO

Deputado pede a prefeito apoio para Cuiabá sediar Copa América

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) foi pessoalmente conversar com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o deputado federal Emanuelzinho (PTB)  pedindo que eles apoiem a ideia de Cuiabá ser uma das sedes da Copa América de Futebol.

O parlamentar intermediou um diálogo por telefone do secretário geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman, com o prefeito Emanuel Pinheiro, da qual foi ressaltada a importância de Cuiabá e o compromisso de medidas sanitárias rígidas em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19).

“Cuiabá já teve a experiência bem sucedida de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e a CBF deseja tê-la como parceira na Copa América. Entendemos que medidas sanitárias devem ser adotadas e terá nosso apoio para o cumprimento integral disso”, declarou Feldman.

Ex-prefeito de Cuiabá por dois mandatos, o deputado Wilson Santos citou que outras competições sul-americanas de futebol estão sendo realizadas, como partidas da Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro, o que não impede a realização da Copa América no país.

“É uma oportunidade para Cuiabá vender o seu potencial econômico, turístico e histórico. Que façamos a Copa América de forma rigorosa. Todos os atletas e membros das delegações já chegam devidamente vacinados. Não haverá público no estádio. Todas as medidas de biosegurança serão adotadas e rigorosamente fiscalizadas”, declarou.

O parlamentar ainda destacou que o prefeito Emanuel Pinheiro poderá aproveitar a oportunidade de Cuiabá sediar a Copa América para reivindicar melhorias ao município.

“Cabe ao prefeito com sua experiência e habilidade política trazer ganhos para Cuiabá. Há muitos projetos que estão parados em Brasília e pode até discutir um grande lote de vacinas. É uma oportunidade de Cuiabá se mostrar ao mundo e o presidente Bolsonaro atender pleitos da capital mato-grossense”.

Avaliação técnica

O prefeito Emanuel Pinheiro disse que tem ressalvas a realização de Cuiabá ser sede da Copa América de Futebol. Porém, está disposto a discutir a possibilidade.

“A princípio eu considero desaconselhável um espetáculo desta natureza em um período de pandemia. O foco do gestor da classe política é a vacinação da população e não abrirmos novos flancos que dão uma mensagem nada positiva a sociedade. Estou pensando na população e vou ouvir a sociedade para tomar a melhor decisão por Cuiabá”, disse.

O deputado federal Emanuelzinho (PTB) revelou que a cúpula do governo federal já entrou em contato revelando a disposição de ter Cuiabá como uma das sedes da Copa América. Por isso, o parlamentar e o prefeito Emanuel Pinheiro poderão participar ainda nesta terça-feira (6) de uma reunião com representantes do governo federal.

“A Casa Civil do governo federal entrou em contato para intermediar esse debate. Não vamos tomar uma decisão de impulso. Devemos avaliar todos os critérios sanitários e que o fluxo de passageiros internacionais, se ocorrer, seja da melhor forma segura possível. Exigimos organização e planejamento. Ainda hoje devemos ir a Brasília para avançar nesta discussão”.

FOTO ASSESSORIA