COPA AMÉRICA

Cuiabá recebe amanhã as seleções que vão jogar domingo

Tudo preparado para  garantir o esquema de segurança da Copa América. As seleções começam a chegar em Cuiabá nesta sexta-feira(11).

Depois serão levados para 2 hotéis em Cuiabá. Todos já vêm testados de seus respectivos países de origem e realizam novo teste antes dos jogos.

A escolta
Responsável pela escolta das delegações e da arbitragem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou o policiamento nas quatro cidades que vão sediar o evento: Cuiabá, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.

Uma ambulância do Samu também vai integrar a escolta para algum caso de imprevisto. Participam ainda a Polícia Militar e a forças de segurança dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.


Guarda municipal, agentes de trânsito e policiais militares e federais farão parte do esquema de segurança (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)
O treino
No sábado (12), as seleções da Colômbia e Equador devem fazer treino de uma hora em Várzea Grande e em Cuiabá. Os eventos serão fechados para imprensa.

Dentro dos locais, apenas os jogadores, equipe técnica, segurança privada e representantes da Conmebol.

Já do lado de fora dos locais de treino, a Guarda Municipal de Várzea Grande fechará algumas vias de acesso. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) deve fazer o mesmo em Cuiabá.

A PRF, responsável pela escolta, e a Polícia Militar estarão do lado externo. Nenhum tipo de aglomeração de pessoas será permitido.

Testes e mais testes

Todos os envolvidos no eventos sertão testados constantemente contra a covid-19 (Foto: Polina Tankilevitch / Pexels)
Todos os policiais envolvidos no esquema de segurança estão vacinados contra a covid-19 ou tiveram que passar por testes de detecção do vírus.

Todas as pessoas que acessarem o estádio também terão que ter se submetido a testes do tipo PCR, sejam jornalistas, membros das delegações ou policiais.

Os seguranças privados, organizadores e todos que trabalham dentro da Arena Pantanal na organização da Copa América terão que passar por testes de covid-19 a cada 48 horas, tendo jogo ou não, até o fim dos jogos em Cuiabá.

Nada de torcedores
Também foi definida a quantidade de policiais militares e bombeiros que vão atuar dentro da Arena Pantanal. Do lado externo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública vai montar todo aparato para garantir que não haverá aglomerações.

A Polícia Militar vai reforçar o policiamento de bares e restaurantes para evitar aglomerações nos dias de jogos.