ESPORTISTAS

Aula experimental de calistenia na Praça do Bom Clima atrai praticantes

O evento, realizado pela Vanguard, já impulsionou nova agenda de praticantes na comunidade

A construtora Vanguard tem como pilar a preocupação com o bem-estar da população das regiões nas quais seus empreendimentos estão localizados. Por isso, ontem (05/08) foi realizada uma aula experimental de calistenia para colaboradores e moradores da região do bairro Bom Clima, onde o edifício Soul está situado. A ação contou com os atletas da equipe Kalistenic, responsáveis pela instrução dos participantes, e foi realizada na Praça Vanguard .

Na ação, os atletas de calistenia, uma modalidade de exercício funcional que utiliza apenas o peso do próprio corpo, ensinaram movimentos básicos da prática nos equipamentos instalados pela construtora.

Segundo o gerente regional da Vanguard, Márcio Ferreira, desde o projeto, elaborado por estudantes de arquitetura através do concurso Hack the City, a praça foi idealizada com a instalação desses aparelhos.

“Em Cuiabá existem várias equipes de calistenia que praticam a modalidade em praças e espaços públicos. Assim, a Vanguard foi atrás de aparelhos especializados para atender esse público ávido por praticar esportes. A praça ainda é um espaço de lazer e de realização de atividades físicas para a comunidade que mora no entorno. É uma forma de melhorar a qualidade de vida e valorizar a região”, pontuou.

De acordo com o atleta Bosco de Almeida, a modalidade proporciona ao praticante consciência corporal e muscular, e se equipara a outras práticas da categoria, e atinge principalmente um público de 18 a 25 anos. “Os atletas ficaram bastante animados com a estrutura. Surpreendente que uma empresa seja tão atenta a pesquisa de tendências e focou na calistenia”, revela.

O fundador da equipe Kalistenic e aluno de fisioterapia, Geovani Brandão, relata que o seu intuito é impulsionar as pessoas aderirem ao esporte, que tem competições regionais, nacionais e mundiais. “Ter acesso a esses equipamentos é muito importante, porque o atleta consegue treinar com qualidade. Além disso, pela praça estar em uma região bem localizada, traz visibilidade para o esporte”, reforça.

A partir de setembro a equipe realizará três aulas semanais na Praça Vanguard, e as inscrições podem ser feitas pelo instagram @kalistenic_oficial.

A ação contou com a participação de colaboradores da construtora, que puderam aprender sobre a modalidade. “Quando eu vi os atletas fazendo os exercícios eu pensei ‘é muito difícil, não vou conseguir’, mas para minha surpresa eu consegui executar todos os movimentos e me deu muita vontade de continuar fazendo. São exercícios que trabalham muito a nossa mente, a nossa auto-estima com aquele sentimento de ‘eu dou conta’. Por isso eu me propus a continuar vindo praticar”, relatou a prospectora de vendas, Liege Tavares.

Além dos equipamentos, a Vanguard, em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá, foi responsável pela instalação do playground, iluminação, lixeiras e pelo plantio de árvores. 

 

FOTO REPRODUÇÃO