Shopping Pantanal retoma operações com nova rotina

Empreendimento investe em tecnologia para se adaptar e oferecer segurança em reabertura

 

O início da pandemia do Coronavírus trouxe uma nova realidade para os shoppings center. Com as atividades suspensas em março, os empreendimentos utilizaram o período de fechamento para se preparar para a retomada. Baseada em experiências internacionais, a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shoppings do país, implementou novos protocolos preventivos e investiu em tecnologias para reforçar a higienização e garantir que o ambiente dos shoppings sejam espaços ainda mais seguros para todos os seus frequentadores.

 

A principal medida tomada foi a contratação de um serviço especializado em desinfecção. Equipamentos e produtos de higiene específicos serão utilizados a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, máquinas de autoatendimento e praça de alimentação.

 

Respeitando à determinação da prefeitura de Cuiabá, o Pantanal Shopping irá operar em horário reduzido, de segunda a sábado das 14h às 22h, até voltar ao funcionamento convencional. Todas as lojas deverão seguir o mesmo esquema de funcionamento, exceto cinemas, operações de entretenimento e atividades infantis, que seguirão inativos até novas orientações dos órgãos públicos. Restaurantes, sorveterias e cafeterias, não voltam a atender neste primeiro momento de reabertura. Conforme o decreto municipal, esses estabelecimentos serão liberados para funcionar a partir da próxima semana, incluindo os que possuem sistema self service, com capacidade reduzida a 50% e com o devido distanciamento entre as pessoas. Sistema delivery segue com atendimento normal, diariamente, das 10h às 22h.

 

Ao acessar o shopping, lojistas, colaboradores, fornecedores e clientes deverão usar máscaras e terão suas temperaturas corporais aferidas pelo termômetro digital infravermelho. Todos aqueles que registrarem mais de 37,8°C seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas. Pontos de álcool em gel e espuma desinfetantes também ficarão à disposição dos clientes nos corredores do shopping.

 

O pacote de medidas ainda inclui o controle do fluxo de pessoas no empreendimento e a redução da capacidade de ocupação não apenas do shopping, mas também dentro das lojas. Outra medida contida no protocolo de prevenção é a manutenção da abertura das portas automáticas pelo modo manual para facilitar a renovação do ar. A higienização do filtro de ar-condicionado também vai ganhar reforço durante o período de retomada.

 

Com a reabertura do empreendimento, o estacionamento também ganha uma nova tecnologia. As cancelas que antes exigiam o toque no botão para liberação vão funcionar por aproximação, sem necessidade de contato com equipamento, reduzindo o risco de contágio com o vírus. Os estacionamentos voltam com as tarifas praticadas anteriormente, mas com a capacidade reduzida para evitar a aglomeração.

 

Os serviços de valet, empréstimo de carrinhos de bebê, cadeira de rodas, scooter, carregadores de celulares, bebedouros seguirão suspensos. Algumas áreas do shopping como fraldário, balcão de informações e 50% dos banheiros estarão fechados. Para garantir o acesso à informação, o Serviço de Atendimento ao Cliente será digitalizado e realizado pelo Whatsapp ou telefone fixo, garantindo informação e segurança.

 

Todo o time de manutenção passou por treinamento intensivo. Luvas e máscara serão disponibilizadas aos colaboradores que terão a temperatura aferida a cada 4 horas de jornada de trabalho. O empreendimento vai receber ainda lixeiras exclusivas para o descarte de máscaras e adesivos com orientações espalhados pelo shopping com o objetivo de auxiliar no distanciamento social, delimitando áreas restritas e sinalizando  o distanciamento adequado de 1,5 metro.

 

“Nós estamos atentos a todas as orientações dos órgãos de saúde e analisando junto com a Abrasce os caminhos que vamos seguir. Acompanhamos de perto todos os desdobramentos da pandemia no Brasil e no mundo e estamos revisando diariamente as medidas adequadas. Estamos tomando todas as medidas para garantir um ambiente seguro para todos que passam diariamente nos empreendimentos da rede”, afirma César Moraes, superintendente do Pantanal Shopping.

 

Para garantir que o shopping seja um ambiente seguro para circulação, Moraes reforça que é fundamental que os lojistas sigam todas as medidas orientadas pelo empreendimento. Para isso, a Ancar Ivanhoe consolidou em uma cartilha todas as orientações e novas normas a serem cumpridas pelos empreendimentos administrados por ela.

 

Sobre a Ancar Ivanhoe

 

Pioneira no setor de shopping centers, a Ancar Ivanhoe é uma das líderes do mercado, com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continuou sua trajetória em constante expansão. Após 10 anos dessa parceria de sucesso, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país, com 24 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.ancarivanhoe.com.br