SERVIÇOS

Volume de serviços cresceu 14,3%, em Mato Grosso, no acumulado dos oito primeiros meses desse ano

O volume de serviços cresceu 14,3%, em Mato Grosso, no acumulado dos oito primeiros meses desse ano, ante igual momento do ano passado. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, mostram que nesse comparativo o desempenho estadual superou a média nacional que registrou crescimento anual de 11,5%. 

Em relação à receita do setor, Mato Grosso contabiliza variação de 14,2%, bem próxima do patamar que mensura o volume de demandas de serviços.     

Usando como base de comparação o mês de agosto do ano passado – quando o Estado registrava alta no número de mortes pela Covid-19 e vivenciava período de restrições e isolamento – há alta de 9,4% no volume de serviços no Estado. A alta estadual é tímida quando comparada à consolidada na média nacional. No mesmo período de comparação e sob o mesmo contexto (primeira onda da doença), teve evolução de 16,7%.     

Já na passagem de julho para agosto, a demanda estadual por serviços recuou 3,6%, enquanto que no País a média apontou crescimento de 0,5%. No País, essa é a quinta taxa positiva seguida, acumulando no período ganho de 6,5%. Com isso, o setor está 4,6% acima do patamar pré-pandemia e alcança o nível mais elevado desde novembro de 2015.   

 “O setor de serviços mantém sua trajetória de recuperação em agosto, sobretudo nos serviços considerados não presenciais, mas também nos presenciais, com o avanço da vacinação e o aumento da mobilidade das pessoas. Desde junho do ano passado, o setor acumula 14 taxas positivas e somente uma negativa, registrada em março, quando algumas atividades consideradas não essenciais foram fechadas por determinação de governos locais em meio ao avanço da segunda onda do coronavírus”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

FOTO: DIVULGAÇÃO