DECRETO

Stopa libera uso de máscara em ambientes externos

O prefeito em exercício, José Roberto Stopa, por meio de Decreto 8.795/2021, assinado na manhã de hoje (19), tonou facultativo o uso obrigatório de máscara em locais abertos a partir da data de hoje. A decisão do gestor considera a queda do números da pandemia da Covid-19 e os resultados da campanha Vacina Cuiabá - Sua Vida em Primeiro Lugar, que já aplicou mais de 828 mil doses desde o seu lançamento em 20 de janeiro de 2021.

Em Cuiabá, levantamento aponta ainda que somente quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e três enfermarias estão ocupadas por pacientes com Covid-19, no Hospital Referência, nesta sexta-feira (19). Outro dado utilizado para adoção da medida, é o fato de que até o momento Cuiabá já atingiu a cobertura vacinal de 90% da primeira dose para o público acima de 18 anos (459.541 mil pessoas). Já o esquema vacinal completo (primeira e segunda dose ou dose ùnica) chega a 76,8%. Já para pessoas de 12 a 17 anos, o percentual atingido é de 66% de adolescentes vacinados (de um total de 54 mil pessoas).

Stopa alertou que, caso os números da Covid aumentem, as medidas de biossegurança em Cuiabá, serão reavaliadas. "Com a queda dos números de infectados e de ocupação de leitos de UTIs, neste primeiro momento, adotamos a medida de tornar facultativo o uso de máscara somente em locais abertos. Isso é uma realidade em várias cidades do país. E Cuiabá está acelerada em seu plano de vacinação e estamos na esperança de que não tenhamos nenhuma internação por essa doença. Já tivemos na nossa cidade mais de 5 dias sem mortes pela Covid e esperamos que daqui pra frente possamos controlar a proliferação deste vírus que destruiu muitas famílias", concluiu o prefeito em exercício.

foto reprodução