EM MATO GROSSO

Usuários de cartório podem pedir certidões por meio eletrônico

Os serviços prestados pelos cartórios mato-grossenses evoluem a cada dia e, prova disso, é a possibilidade que os usuários têm de solicitar segunda via de certidão (casamento, nascimento, óbito, escrituras de compra e venda, união estável, protesto, registro de imóveis, procurações, dentre outros) por meio eletrônico. O serviço é executado pela Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI-MT), plataforma que reúne dados e documentos de 245 cartórios num único local.

Para solicitar o documento, é necessário que a pessoa física ou jurídica se cadastre no site ou no aplicativo (https://app.anoregmt.org.br/#/opcoes) e valide o cadastro por e-mail. Em seguida, é preciso acessar o módulo "Pedido de Certidão", selecionar a cidade e o cartório onde o documento está registrado.

Após, o usuário deve selecionar o tipo de pedido e descrevê-lo, inclusive, indicando se deseja receber o documento de forma eletrônica, via Correios, ou retirar no cartório. Feito isso, basta clicar em "enviar".

O cartório receberá o pedido pela CEI-MT e pelo e-mail cadastrado e o responderá com o valor dos emolumentos e os dados bancários para pagamento. Ao realizar o pagamento, o usuário deve anexar o comprovante de pagamento dentro da própria plataforma, sendo que a serventia tem o prazo de até cinco dias úteis para providenciar e enviar a certidão solicitada.

 

FOTO: DIVULGAÇÃO