SEM LEITOS

Casos crescem e quatro hospitais de MT registram 100% de ocupação em UTIs

As unidades de terapia intensiva (UTIs) pactuadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento aos pacientes com Covid-19 estão à beira de um colapso novamente em Mato Grosso. De acordo com painel epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), até a quarta-feira (12), quatro dos 17 hospitais referência estavam com 100% dos leitos intensivos ocupados.

No geral, a taxa de ocupação dentre as 177 UTIs disponibilizadas chegou a 70,3%. Do total de vagas intensivas, somente 46 leitos estavam disponíveis, 17 bloqueados e seis destinados para retaguarda. Já 108 pacientes estavam internados.

Depois de vários meses com poucos casos positivos de Covid-19, Cuiabá começou a ter uma alta expressiva de pessoas com o coronavírus, que causa a doença. Essa alta começou a ser percebida após as festas de fim de ano, a princípio nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e nas policlínicas, com o crescimento na demanda por atendimentos.

Segundo as autoridades públicas, as internações em UTIs por Covid-19 aumentaram nos últimos dias reflexo da explosão de casos e aumento da transmissão do vírus após as festas de final de ano.

Ainda assim, apesar do elevado número de casos positivos, o número de pessoas que têm complicações decorrentes da doença é considerado baixo, o que é apontado como reflexo da vacina contra a doença.

CUIABÁ - Para atender a demanda, a Prefeitura de Cuiabá liberou as unidades básicas de saúde para atender a população sem precisar de agendamento, o que tem resultado no grande acréscimo nos atendimentos nestes locais.

O painel Covid, que é desenvolvido e divulgado diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que nas últimas 24 horas (11 a 12 de janeiro), 210 pessoas testaram positivo para Covid-19 em Cuiabá. A última vez que a Capital teve acima de 200 casos em um só dia foi em 14 de outubro de 2021.

"No último mês de 2021 o maior número de casos positivos que tivemos foi 39, em 16 de dezembro. Nos demais dias esses números eram menores, chegando até mesmo a não termos nenhum caso notificado em alguns dias. Neste mês, até o dia 5 tivemos menos de 30 casos por dia, mas entre os dias 06 e 11 de janeiro os casos diários passaram de 100. Na terça-feira (11), registramos 126 positivos e na quarta (12), esse número pulou para 210 casos”, revelou Flávia Guimarães, gerente da Vigilância Epidemiológica.

Ela reforça que a maioria dos pacientes apresenta sintomas leves. “Com o avanço da vacinação, felizmente temos visto um novo panorama nos pacientes positivos. A esmagadora maioria tem casos leves ou são assintomáticos”, frisa.

Outra alerta é para continuar com as medidas sanitárias, como distanciamento social, uso de máscara, higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel. “Enfim, todos aqueles cuidados que todos já sabemos de cor”, completou.

 

FOTO: DIVULGAÇÃO