IMPACTO DA PANDEMIA

Governo atende pedido de empresas e suspende temporariamente processo licitatório das obras do BRT

O Governo de Mato Grosso suspendeu, nesta segunda-feira (17), o processo licitatório para a contratação das obras do sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, em Cuiabá e Várzea Grande. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra/MT), a decisão atende a um pedido das empresas interessadas no certame, em razão do aumento de casos de Covid-19, consequente, a diminuição de seus quadros de funcionários.

A abertura das propostas da construção do BRT em substituição ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estava marcada para o dia 27 de janeiro.  Agora, a licitação com novas datas, será publicada pela Sinfra/MT no Diário Oficial do Estado (DOE). A concorrência será realizada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), do tipo menor preço.

A obra está orçada em R$ 480.500.531,82, valor que compreende a elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução das obras de implantação do corredor do BRT.

Segundo a assessoria da Sinfra, no valor da obra também estão inclusas as construções de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, e a reconstrução do Terminal André Maggi, em Várzea Grande. Será construído ainda um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, de uma nova ponte sobre o Rio Coxipó e a criação de um parque linear na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mas conhecida como do CPA.

Também estão previstos a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito. No RDCi, a empresa vencedora ficará responsável pela elaboração do projeto e depois pela execução da obra, que tem um prazo de dois anos para ser concluída após o seu início.

A garantia é de que o BRT trará melhor mobilidade urbana para os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, com os demais ônibus podendo utilizar o novo corredor. Além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas. Outra vantagem, é que o BRT tem uma tarifa mais acessível em relação ao VLT e poderá ser expandido para outras regiões, a um custo menor do que a construção de novos trilhos.

 

FOTO: GOVERNO DE MATO GROSSO