Instituto Machado optou pela geração da própria energia e na construção de uma estação de recarga para carros elétricos
Em um cenário no qual as empresas passam por incertezas e dificuldades financeiras, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a adoção de métodos mais econômicos é essencial para a diminuição de custos. O investimento em energia solar, além da produção de energia limpa e sustentável, traz economia na fatura mensal. Segundo os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor de energia solar distribuída cresceu mais de 212% em 2019.
É em busca desses benefícios que o Instituto Machado, em Cuiabá, decidiu usar energia solar em suas instalações. Rosário Casalenuovo Júnior, proprietário da empresa, fechou contrato com a empresa Enerzee, e, além da instalação do sistema fotovoltaico para o empreendimento, adquiriu uma estação de recarga para carros elétricos.
De acordo com Dr. Rosário, investir na estação de recarga é um diferencial para seus clientes, que poderão abastecer os carros enquanto realizam tratamentos na clínica. “Em um futuro breve todos terão carros elétricos. Com os diretores da Enerzee eu aprendi a pensar e planejar o futuro. Só que agora eu posso dizer que já estou no futuro”, afirmou.
Etiara Sachet, cliente do instituto, reconhece a importância da adesão a sistemas sustentáveis. “A iniciativa de adquirir uma estrutura para abastecimento de veículos elétricos, além de ser inovadora, beneficia clientes que possuem automóveis com essa tecnologia, como eu. Toda a escolha de adotar um sistema ecologicamente correto traz um diferencial para empresa”, avalia.
Considerando que a área do instituto é exposta a luz solar grande parte dia, para suprir o consumo, o valor investido foi de R$ 250 mil. “Em três anos todo o investimento será quitado, considerando que o valor do financiamento será o equivalente ao pago pela energia consumida”.
Sobre o crescimento na demanda por fontes energéticas fotovoltaicas, o CEO da Enerzee, Alexandre Sperafico, afirma que é uma tendência natural para o futuro. “A sociedade já entendeu os benefícios alcançados com a utilização da energia solar. Além da redução nos custos do consumo de energia elétrica, a contribuição com a preservação do meio ambiente, através da produção de energia limpa e sustentável, tem se tornado uma preocupação geral e impulsionado as empresas a serem mais sustentáveis”, disse.










