Redes de minimercados de bairro e mercearias aderem à tecnologia para abastecer seus estabelecimentos
Mesmo com os supermercados e atacadistas abertos durante a pandemia - considerados serviços essenciais -, a saída em meio ao isolamento social para muitas pessoas têm sido as compras pela internet. A Menu - startup que abastece os restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado foodservice -, passou a oferecer sua tecnologia para pequenas redes de mercado e mercearias de bairro. Por meio da plataforma da startup é possível encontrar diversos fornecedores do país e mais de 45 mil produtos, com entregas em até 48 horas para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Segundo Leonardo Almeida, fundador da Menu, na primeira semana em que foi decretado o isolamento social, 80% dos comércios atendidos pela startup fecharam. ”Mesmo atendendo estabelecimentos que continuaram funcionando com serviços de entrega, tivemos que nos adaptar e buscar outros comércios que permaneceram abertos. Os mercadinhos, por exemplo, assim como os bares, pizzarias e restaurantes, também precisam de vários fornecedores para abastecimento de estoque, então fomos atrás desses pequenos negócios para oferecermos a nossa solução”, explica.
A startup que estava crescendo 50% ao mês em 2019 e que pretendia aumentar 20 vezes o negócio agora em 2020, precisou buscar novos clientes. Com a entrada de minimercados e mercearias de bairro, no mês de abril, a Menu recuperou o mesmo que havia atingido no mês de fevereiro antes da pandemia. “Hoje, nós contamos mais de 16 mil usuários. Para aqueles que continuam utilizando a plataforma, passamos a oferecer opções de crédito e outras formas de pagamento para incentivarmos os comerciantes a continuarem funcionando”, afirma.
Tecnologia para os pequenos
A startup oferece um sistema de gestão de pedidos integrado aos fornecedores e operadores logísticos dos próprios clientes. Sendo que esse operador logístico pode ser a própria Menu. Além disso, outro diferencial está relacionado ao abastecimento. A startup centraliza o estoque e a entrega de seus clientes. Dessa forma, os clientes conseguem melhores negociações com seus fornecedores e sofrem menos interrupções para recebimento nas lojas, liberando o tempo do comerciante para se dedicar a outras atividades. Para Leonardo, a vantagem é a centralização da gestão de estoque numa única plataforma, facilitando o controle dos pedidos. “A Menu oferece aos clientes uma logística com mais agilidade, do pedido à entrega”, conclui.
Sobre a Menu - Desde 2016 no mercado, a Menu (https://menu.com.br)- aplicativo que abastece os restaurantes conectando os principais distribuidores e indústrias do mercado foodservice com estabelecimentos comerciais, vem crescendo 50% ao mês. Por meio de aplicativo, oferece mais de 45 mil produtos com entregas em SP e RJ - os comerciantes têm acesso aos melhores fornecedores do país, preços mais baratos e entrega garantida em até 48 horas. A Menu já possui mais 16 mil usuários. Outros serviços que a startup oferece para os anunciantes são: agência digital, soluções de pagamento e frete. Em junho de 2019, a startup recebeu um investimento da Z-Tech - hub de inovação e tecnologia da AB - Inbev, que no Brasil atua em colaboração com a Ambev.









