Os incêndios no Pantanal (MT-060) chegaram à rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma em Mato Grosso. O fogo já consumiu um milhão de hectares do Pantanal em 2023, o triplo do registrado em 2022 inteiro.
A chegada do fogo à Transpantaneira é uma preocupação de quem tem fazendas e de quem vive do turismo na região. Os agentes estão fazendo aceiros, que são faixas de limpeza da vegetação, para tentar impedir o avanço do fogo.
Ao todo 256 pessoas trabalham no combate ao incêndio, mesmo durante a noite, porque a temperatura de mais de 40°C e os ventos fortes fazem as chamas avançar.
O Pantanal está registrando recorde de focos de incêndio em novembro. Em apenas 15 dias são 3 mil focos, 30% a mais do que o recorde anterior para o mês inteiro.
De janeiro até agora, o fogo já consumiu 7% do Pantanal, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da UFRJ.
CALOR - Após perder o posto de capital mais quente do país para Teresina (PI), na terça-feira (14), Cuiabá retomou o topo da lista, nesta quarta-feira (15), ao registrar 41,8°C, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
No entanto, a capital mato-grossense foi apenas a terceira cidade mais quente neste feriado de Proclamação da República, ficando atrás das mineiras Unaí (42,6°C) e Arinos (42,1°C).
FOTO: GABINETE SENADOR WELLINGTON FAGUNDES










