NOVA ONDA DE CALOR SE ESTENDE

Temperatura máxima se manterá em 38°C na Capital e região até o dia 10

 

A mais nova onda de calor de 2024, a quarta do ano, que atinge o país deve se estender até o dia 10 de maio, conforme o Instituto De Meteorologia ClimaTempo. Com isso, a máxima em Cuiabá deve atingir a casa dos 38°C no período, sem previsão de chuva até o fim do fenômeno. A Defesa Civil de Mato Grosso já emitiu alerta para cuidados com a saúde diante das altas temperaturas. 

Inicialmente, o fenômeno estava previsto para acabar nesta quinta-feira, mas foi estendido. Em Mato Grosso, a onda de calor atinge municípios das regiões oeste, centro-sul e sudeste. Cabe destacar que nos municípios localizados mais ao sul e sudeste, próximos às divisas com Mato Grosso do Sul e Goiás, as temperaturas se elevarão 5°C da média, atingindo a máxima de 38°C, como é o caso de Cuiabá.

Segundo o ClimaTempo, nesta época do ano, o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos. No entanto, essa onda de calor está trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para o mês de maio.

Conforme a previsão, já nesta terça-feira, a máxima atinge 36°C e, nos dias seguintes, sobe para 38°C em Cuiabá, mantendo-se até 10 de maio, quando terminará o fenômeno.

CUIDADOS - Em razão do "calorão", a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta para os cuidados necessários com a saúde nesse período.

Algumas das orientações são utilizar roupas leves, consumir alimentos leves, como frutas e verduras, e beber água a cada duas horas, ainda que não esteja com sede.

 

FOTO: ARQUIVO