VÁRZEA GRANDE

Aeroporto Marechal Rondon finaliza processo de internacionalização

 

A Centro-Oeste Airports (COA) concluiu o processo de internacionalização do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (MT). Com a publicação da Portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nº 15.900, de 29 de novembro de 2024, no Diário Oficial da União de ontem (03), o empreendimento recebe autorização para operar voos comerciais internacionais, incluindo serviços aéreos regulares e não regulares, charter de passageiros, de carga e mala postal, bem como serviços de táxi-aéreo, aviação geral e privada.

Para obter a internacionalização, a COA cumpriu as exigências da Polícia Federal, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Receita Federal, construindo novas estruturas para atender as demandas dos órgãos e adequando as áreas de embarque e desembarque e a área do processo de inspeção, inclusive com a aquisição de novos equipamentos.

As melhorias fizeram parte do processo de modernização e ampliação do aeroporto, que recebeu investimentos totais de cerca de R$ 280 milhões. Com as adequações necessárias e a anuência dos envolvidos, as informações foram enviadas à ANAC na última quarta-feira (27), em processo aprovado e concluído com a publicação da portaria.

Sobre a novidade, Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports, comenta: “É um momento muito importante para a economia, o turismo e toda a população de Mato Grosso. Trabalhamos intensamente para tornar o Aeroporto Internacional mais confortável, seguro e eficiente, o que se concretizou com a conclusão das obras de ampliação e modernização e a consequente elevação da satisfação do público, que nos colocou como o quarto melhor aeroporto do País. Agora, com a anuência dos órgãos competentes, estamos prontos para receber voos internacionais, expandindo as possibilidades de conexão desse importante estado com diversos países do mundo".

O novo Aeroporto Internacional Marechal Rondon

Entregue e reformulado no início de 2024 – e oficialmente inaugurado em julho com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro,  do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, do Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais –, o terminal de passageiros foi completamente modernizado e ampliado em todos os setores, com destaque para as áreas de embarque e saguão, que tiveram aumento de 50% em seu espaço físico.

A sala de embarque aumentou cerca de 39%, enquanto o saguão de embarque teve incremento de espaço de 21%. Já o embarque remoto cresceu aproximadamente 48%. Além disso, o empreendimento recebeu um novo mix comercial muito mais extenso, expandindo as opções de compras e serviços aos passageiros. E o resultado foi imediato: atualmente, o Aeroporto ocupa a quarta colocação na lista dos mais bem avaliados do Brasil em pesquisa feita pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

“Com o término das obras, a implementação de uma robusta lista de novidades e todas as adequações necessárias para a internacionalização, a Centro-Oeste Airports celebra os resultados conquistados até aqui e continua trabalhando para entregar um aeroporto cada dia melhor. Ao oferecer uma estrutura completamente requalificada, disponibilizamos as condições necessárias para que as companhias aéreas possam expandir a oferta de destinos dentro e fora do País”, encerra Migliorini.

 

FOTO: ASSESSORIA COA