Um tremor de terra de intensidade 4,5 graus na Escala Richter foi registrado nas primeiras horas da manhã de sábado (1º), na cidade de Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá. Conforme a Rede Sismográfica Brasileira (RSBr), o fenômeno registrado no município pantaneiro foi considerado de média intensidade e um dos mais recentes “eventos significativos” de terremoto na América do Sul.
O abalo sísmico foi sentido por volta das 5h da madrugada por moradores da região da Rodovia Transpantaneira e do distrito de Porto Jofre, na área central do Pantanal de MT, que sentiram a intensidade do tremor, que durou aproximadamente 10 segundos.
Trocas de mensagens e áudios de moradores do município no WhatsApp divulgadas pela página “Poconé Mil Grau”, no Instagram, relatam o momento de medo e susto após o abalo.
Segundo o relatório da Rede Sismográfica Brasileira, o epicentro do tremor de terra está localizado a 105 Km da zona urbana de Poconé, em uma região próxima à divisa com Mato Grosso do Sul e fronteira com a Bolívia, bastante conhecida pelo histórico de tremores de terra no Brasil, onde já foram registrados 19 eventos semelhantes desde 1964.
Apesar da intensidade do abalo sísmico, conforme o professor Marcelo Peres Rocha, do Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), não há razão para pânico.
“Essa região do Pantanal é uma região de afinamento litosférico, e sendo assim, é uma região em que os esforços acumulados pelos processos tectônicos são liberados com maior facilidade. Apesar disso, não estamos em borda de placa, onde terremotos de maior magnitude ocorrem”, explicou.
FOTO: REPRODUÇÃO










