A capital mato-grossense chega aos 306 anos com uma programação recheada de cultura, esporte e ações sociais. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, em parceria com o Governo do Estado, preparou uma série de atividades gratuitas até o dia 8 de abril. A proposta é valorizar a identidade cuiabana, enaltecer tradições regionais e garantir momentos de lazer para toda a população.
A agenda inclui exposições, feiras, shows, desfile de carros antigos e eventos religiosos. Um dos destaques é a exibição do “Sansão Gigante” – coelhinho azul da Turma da Mônica – no Museu do Rio, além da Feira Cuiab’Art, que valoriza o artesanato local. Também haverá ações de cidadania como o Mutirão de Limpeza em espaços públicos, que deve recolher mais de de 2,7 mil toneladas de resíduos em 50 bairros.
No dia 8 de abril, data do aniversário é feriado em Cuiabá, a agenda de comemorações inicia com a tradicional Missa Solene na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e encerra com shows de artistas regionais no Parque das Águas. A Prefeitura reforça que, mesmo em cenário de calamidade financeiro, a comemoração é um gesto de de enaltecer os artistas da terra e valorização do povo cuiabano.
Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ (306 ANOS)
7 de abril (segunda):
- Feira Cuiab’Art: 9h às 22h – Museu do Rio
- Exibição do Sansão Gigante: 18h – Museu do Rio (segue até 22/04)
8 de abril (terça – aniversário de Cuiabá):*
- Missa Solene: 6h30 – Catedral Senhor Bom Jesus
- Navegando com o Senhor Bom Jesus: 6h – Saída de Santo Antônio do Leverger e chegada no São Gonçalo Beira Rio.
- Mutirão de Limpeza: 7h – 50 bairros
- Caminhada da Fé: 16h – Saída da Orla do Porto 2
- Programação cultural na Praça Alencastro:
-Show Regional no Parque das Águas: 16h às 22h. Entrada franca.
Horário | Atração
| 16h às 16h30 | Raul Fortes e banda |
| 16h45 às 17h | Billy Espíndola e a Guitarra de Cocho |
17h15 às 17h55 | Roberto Lucialdo, João Eloy, Gilmar Fonseca, Dilson Oliveira, Edmilson Maciel |
18h10 às 18h55 | Louvor Aliança, Samuel Lucas |
18h55 às 19h15 | Fala do prefeito e autoridades |
19h15 às 19h25 | Apresentação de Siriri – Flor do Campo |
19h30 às 20h10 | Violada dos Amigos – Douglas Cabral, Jonathan e Adan, Fabrício e Fernando, Rafa Barros |
20h30 às 21h | Banda Scort Som |
| 21h20 às 22h | Matheuzinho Sucessinho
ABRE E FECHA HOJE EM CUIABÁ
Os órgãos públicos vinculados a Prefeitura de Cuiabá não funcionarão na terça-feira (8), data do aniversário de 306 anos de Cuiabá.
Atendimentos nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e Policlínicas estão mantidos, exceto em postos de saúde. Também irão manter as atividades defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito.
O expediente será retomado normalmente na próxima quarta-feira, dia 9 de abril, a partir das 8 horas.
Os estabelecimentos comerciais de rua e shoppings centers estão autorizados a operar normalmente na terça-feira (8). Conforme a Convenção Coletiva do Trabalho (CCT), as empresas que abrirem as portas terão encargos extras, como a obrigação de pagamento de hora em dobro aos colaboradores, incluindo comissões das vendas do dia.
Não haverá atendimento nas agências bancárias. As contas de água, energia, telefone e outras de consumo que tiverem essas datas com vencimento, poderão ser pagos no próximo dia útil após o feriado.
Estarão disponíveis serviços de caixa eletrônico, Internet Banking e aplicativos de bancos.
FOTO: PREFEITURA DE CUIABÁ










