A prestação de contas da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), referente ao ano 2019, foi apresentada aos presidentes das Associações Comerciais filiadas à entidade e aprovada por unanimidade, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na tarde desta quarta-feira (26.08), por videoconferência.
O assessor contábil da Facmat, Clayton Leão, apresentou o balanço patrimonial da entidade e avaliou que todas as obrigações pagáveis da entidade tiveram resultados positivos. “Os cálculos provam que a Facmat tem capacidade de pagamento e não tem obrigações a pagar a longo prazo, ou seja, está em uma situação de solvência, sadia do ponto de vista econômico financeiro”, afirmou.
Após, o presidente da Facmat, Jonas Alves, leu o parecer favorável dos membros do Conselho Fiscal da entidade e solicitou a votação a todos os presidentes presentes, que aprovaram as contas por unanimidade. “Agradeço a todos pela confiança e podem ter certeza de que essa admiração é recíproca e verdadeira”, declarou Alves.
Ele também ouviu os presidentes sobre a retomada das atividades do comércio nos municípios, em meio à pandemia do novo coronavírus, e lembrou sobre a importância de todos continuarem com as medidas de prevenção.
“Os depoimentos dos presidentes foram de otimismo em relação ao comércio, não menosprezando o quadro que ainda gera preocupação, mas as nossas cidades se adaptaram e não estamos desolados, temos que aprender a conviver com a doença, reforçando os cuidados quanto à higienização, uso de máscaras e álcool gel”, finalizou o presidente.
A Assembleia Geral debateu ainda os trâmites atuais da reforma tributária, que prevê um novo modelo de tributação para o Brasil e impacta diretamente o setor do comércio.
A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado de Mato Grosso, e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Esse sistema associativista é composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários. A Facmat trabalha ao lado dos empresários, buscando soluções institucionais e organizacionais que apoiem o desenvolvimento da economia estadual.










