A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT), em parceria com a Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – Ação Cultural, concluiu com êxito a Capacitação Obrigatória em Execução e Prestação de Contas, uma das metas do projeto de Operacionalização dos Recursos da Lei Paulo Gustavo – Grupo A.
A formação foi realizada entre fevereiro e abril de 2025, com 14 turmas online, organizadas por edital, voltadas a proponentes de todas as regiões do estado pelos consultores e produtores culturais Adriano de Souza e Silvia Machado. Participaram pessoas físicas e jurídicas, com e sem fins lucrativos, contempladas nos editais da LPG. Os encontros abordaram desde a organização da execução dos projetos até o preenchimento correto do sistema de prestação de contas, envio de formulários obrigatórios e cumprimento dos indicadores culturais e sociais previstos.
"Fizemos um esforço para garantir que todos os encontros fossem bem documentados, com controle de participação, gravações e dados para emissão de certificados. O objetivo sempre foi assegurar que cada proponente se sentisse orientado e acolhido", afirma Viviene Lozi, diretora geral da Ação Cultural.
Resultados da formação:
- Alta adesão dos proponentes;
- Fortalecimento da compreensão técnica sobre a execução dos recursos;
- Padronização dos procedimentos de prestação de contas, com redução de inconsistências;
- Ambiente aberto à escuta, com respostas às dúvidas em tempo real.
Essa etapa reforça o compromisso da SECEL com a transparência, qualificação técnica e responsabilidade na gestão dos recursos culturais.
FOTO ASSESSORIA










