MONSTRO DE SORRISO

Autor de chacina de mãe e filhas abandona julgamento

 

 

O pedreiro Gilberto Rodrigues dos Anjos, que está sendo julgado por uma chacina em Sorriso (MT), no final de 2023, abandonou o julgamento, do qual estava participando via videoconferência. Ele é julgado por estuprar e matar uma ma~es e seus três filhas, após invadir a casa delas. Foram assassinadas Cleci Calvi Cardoso, de 45 anos, e suas filhas, Miliani (19), Manuela (13) e Melissa (10). A expectativa é que a sentença seja dada até a noite.

A defesa de Gilberto informou ao juiz Rafael Deprá Panichella, da 1ª Vara Criminal de Sorriso, que ele não vai prestar seu próprio depoimento e nem vai acompanhar o restante do Tribunal do Júri, que continua na tarde de hoje.

A sessão plenária foi suspensa para almoço no final da manhã e retornará às 13h15, já na fase de debates.

O crime

O município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, foi palco de um crime brutal que chocou o país. Cleci Calvi Cardoso, de 45 anos, e suas filhas, Miliani (19), Manuela (13) e Melissa (10), foram assassinadas dentro de sua própria casa, no Bairro Florais da Mata.

O autor confesso do crime, Gilberto Rodrigues, admitiu ter matado as quatro vítimas na madrugada de 24 de novembro de 2023. Na época, Gilberto tinha um mandado de prisão em aberto por latrocínio, mas estava em liberdade. Ele revelou à polícia que trabalhava como pedreiro em uma obra ao lado da residência da família e planejou os assassinatos para cometer estupros.

A ficha criminal de Gilberto Rodrigues é extensa, com um histórico de crimes violentos. Em 2013, ele foi condenado em Mineiros (GO) pela morte do jornalista Osni Mendes. Segundo o inquérito policial, Gilberto enforcou e agrediu Osni após uma suposta proposta sexual, abandonando o corpo e fugindo com o carro da vítima.

Apesar da condenação, ele foi solto após sete meses, devido a uma revogação da prisão. Um novo mandado de prisão foi expedido em 2018, quando ele invadiu uma residência e tentou estuprar e matar uma mulher, que conseguiu se salvar. Ele permaneceu foragido, no entanto.

No crime de Sorriso, o criminoso demonstrou requintes de crueldade. Aos policiais, ele confessou que, após esfaquear as vítimas, cometeu abuso sexual contra a mãe e duas das filhas. Cleci e Miliani foram encontradas no corredor da casa, enquanto os corpos de Manuela e Melissa estavam em um dos quartos.

 

FOTO: REPRODUÇÃO