Dez militares foram promovidos ao posto de coronel da Polícia Militar de Mato Grosso ontem pelo governador Mauro Mendes(UB). A única mulher é a tenente-coronel Sara Cristina da Silva Borges.
A escolha foi feita a partir de 30 tenentes-coronéis indicados pelo Comando da PMMT, que avaliou critérios técnicos como currículo, tempo de serviço e histórico profissional. A decisão final coube ao governador, que deve oficializar as promoções em decreto até o início de setembro.
Oficiais promovidos a coronel:
Anderson Luiz do Prado
Ernesto Xavier de Lima Junior
Fernando Francisco Turbino dos Santos
Gibson Almeida Costa Junior
Jordan Espíndola dos Santos
Manoel Bugalho Neto
Ricardo de Almeida Mendes
Sara Cristina da Silva Borges
Sávio Pellegrini Monteiro
Waldiley Alencar Taques do Valle Junior
Entre os nomes, a presença da coronel Sara Cristina ganha destaque por representar maior diversidade em postos de comando. Ela passa a integrar o grupo de oficiais que, a partir de agora, terá maior responsabilidade em decisões estratégicas dentro da corporação.
A medida faz parte da política de renovação da cúpula da segurança pública em Mato Grosso. Internamente, as promoções repercutiram tanto pelo reconhecimento de trajetórias quanto pelos debates sobre critérios adotados. Ainda assim, o governo reforça que a escolha teve caráter técnico e buscou contemplar os oficiais com melhores desempenhos.
Com os novos coronéis, a Polícia Militar deve ampliar sua capacidade de gestão e comando, especialmente em um momento em que a segurança pública é apontada como prioridade para o Estado.
FOTO SECOMMT









