EDUCAÇÃO

Acordo de Gestão entre Prefeitura de Tangará e o GEMTE prevê transformar a educação até 2035

Parceria prevê planejamento estratégico de longo prazo, metas até 2035 e monitoramento contínuo dos resultados

Com o objetivo de estruturar e implementar um planejamento estratégico de longo prazo para a melhoria da educação pública, a Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou no dia 05 de setembro um Acordo de Gestão com o GEMTE - Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução.

O pacto estabelece metas claras, indicadores de desempenho e ações concretas que serão monitoradas ao longo de 10 anos. O foco está na garantia da qualidade e equidade no ensino, na valorização dos profissionais da educação, na inclusão, no uso estratégico da tecnologia, na melhoria da infraestrutura escolar e em uma gestão orientada para resultados.

O evento reuniu o prefeito em exercício de Tangará, Eduardo Sanches, o secretário municipal de Educação, Vagner Constantino, o diretor-executivo do GEMTE, Guilherme Alves, além de equipes técnicas e representantes da comunidade escolar. Durante a cerimônia, foi apresentado o plano estratégico decenal, com metas projetadas até 2035 e projetos prioritários a serem executados nos primeiros anos.

O GEMTE já é parceiro reconhecido do Governo do Estado de Mato Grosso, contribuiu para avanços significativos na educação estadual e agora serve como modelo para Tangará da Serra.

“O GEMTE tem o objetivo de apoiar a transformação da Educação no Estado de Mato Grosso e nos municípios. Iniciamos um trabalho com o Estado há seis anos, que ajudou a subir do 22º para o 8º lugar no Ideb. A partir de 2023, passamos a atuar nos municípios com esse mesmo pensar e metodologia, de apoiar estrategicamente e criar um plano que gere política pública de transformação”, explicou Guilherme Alves.

Ele reforçou que Tangará da Serra já vem passando por mudanças desde o início da parceria. “Estamos atuando desde maio com toda uma equipe, reposicionando o município do ponto de vista de gestão e definindo políticas públicas para os próximos 10 anos, com metas e indicadores muito claros”, completou.

Para o prefeito em exercício, Eduardo Sanches, o Acordo representa um marco para a cidade. “A educação é a maior ferramenta de transformação social. Precisamos pensar a longo prazo, com planejamento e continuidade, para que os resultados apareçam e se mantenham, independentemente de governo. Esse acordo é um marco para o futuro da nossa cidade”, destacou.

O secretário municipal de Educação, Vagner Constantino, também ressaltou a relevância da parceria. “A iniciativa visa monitorar todos os nossos dados, principalmente os ligados às avaliações de desempenho, e sistematizar informações de gestão, administrativas e pedagógicas. A ideia é consolidar missão, visão e objetivos claros para melhorar a educação do município”, afirmou.

O Acordo de Gestão tem validade até dezembro de 2026. Ao final do período, os resultados serão reunidos em um Relatório de Eficácia, que será apresentado à gestão municipal e à comunidade escolar.

Sobre o GEMTE

O GEMTE é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atua para fortalecer a educação pública em Mato Grosso. Seu objetivo é apoiar a melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da promoção de uma gestão estratégica, orientada por resultados e comprometida com a equidade. O Programa desenvolve e implementa soluções estratégicas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e com os municípios de Mato Grosso, contribuindo para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade.

Fotos: Assessoria GEMTE