Lojas de rua e shoppings estão autorizados a abrir, seguindo as regras trabalhistas previstas na Convenção Coletiva
O feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado neste domingo, 12 de outubro, coincide com o Dia das Crianças, uma das datas mais movimentadas do comércio brasileiro. Em Cuiabá e Várzea Grande, os estabelecimentos, tanto nas ruas quanto nos shoppings estão autorizados a funcionar, conforme a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá). A medida oferece uma oportunidade extra para quem ainda não comprou o presente dos pequenos.
Segundo a ACCuiabá, os lojistas que optarem por abrir devem seguir as determinações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), firmada entre os sindicatos patronais e o laboral. “As horas trabalhadas devem ser pagas em dobro, incluindo as comissões sobre as vendas realizadas na data. O valor deve ser quitado junto com a folha de pagamento do mês”, explica o presidente da entidade, Jonas Alves.
O dirigente destaca que a abertura das lojas no feriado contribui para o aquecimento do comércio local. “O Dia das Crianças é uma excelente data para o setor e movimenta a economia, especialmente nos estabelecimentos de brinquedos, roupas, calçados e alimentos”, afirma Jonas.
O comércio de rua poderá funcionar das 8h às 18h, conforme decisão do empregador. Já as lojas dos shoppings da capital abrirão das 14h às 20h, enquanto as praças de alimentação terão expediente das 11h às 22h.
No setor público, apenas os serviços essenciais, como saúde e segurança terão atendimento durante o feriado.
ASSESSORIA