ONA

HCanMT é o primeiro do estado a receber selo de excelência e segurança da ONA

O Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) celebra um marco histórico em sua trajetória: a conquista do selo Acreditado – Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta o cumprimento de rigorosos padrões de segurança do paciente e qualidade na assistência hospitalar. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 27 de novembro, no auditório da instituição, contando com a presença da diretoria, corpo clínico, colaboradores e do órgão avaliador.

Com esta certificação, o HCanMT integra o seleto grupo de hospitais brasileiros reconhecidos pela excelência em gestão e cuidados. Mais do que isso, a conquista o estabelece como a primeira instituição filantrópica de Mato Grosso a obter a acreditação da ONA, reforçando seu compromisso com a vida e o melhor atendimento oncológico.

Diretor presidente do HCanMT Laudemir Moreira Nogueira pontuou que, segundo o órgão avaliador, o Nível 1 é o mais difícil de conquistar, pois envolve mudar cultura. Ele reforça que todo trabalho que o hospital desenvolveu ao longo dos anos foi objeto de avaliação com critérios rigorosíssimos e, graças à equipe hospitalar, a conquista veio.

“A Acreditação ONA é um reconhecimento externo dos padrões de qualidade da assistência prestada e do método de gestão da organização de saúde. Receber o Nível 1 aumenta muito a nossa responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, nos sentimos gratificados pelo reconhecimento de que tudo o que fizemos até agora está sendo atestado por um órgão independente. Nós sempre buscamos o melhor atendimento e mais. Porque aqui nós temos compromisso com a vida”, destacou.

Atendimento humanizado

A importância da Acreditação ONA para a segurança e qualidade da assistência foi destacada por Vivian Giudice, diretora executiva do Grupo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), instituição que avaliou e entregou o certificado ao hospital:

“Hoje nós temos no Brasil mais de 440 mil organizações de saúde, e menos de duas mil instituições possuem esse reconhecimento. Isso significa que o Hospital de Câncer de Mato Grosso é uma instituição de saúde diferenciada que prioriza a segurança do paciente e a responsabilidade da gestão dos recursos na área da saúde. Então, isso vai trazer mais segurança nesse atendimento, no plano terapêutico até a alta desse paciente, bem como os recursos utilizados para esses tratamentos serão melhor empregados. Mato Grosso passa a contar com um serviço diferenciado”, pontuou.

O processo de acreditação, de caráter voluntário e educativo, envolveu uma análise de mais de 1.700 requisitos em áreas como gestão organizacional, segurança assistencial, processos clínicos e setores de apoio. A validade do selo ONA Nível 1 é de dois anos e inclui visitas periódicas de manutenção.

Com a conquista do Nível 1, o HCanMT já mira os próximos estágios da acreditação – Nível 2 (Gestão Integrada) e 3 (Excelência em Gestão). A meta é seguir aprimorando processos internos, investindo na qualificação dos profissionais e fortalecendo ainda mais a cultura de segurança e qualidade.

FOTO ASSESSORIA