Com a chegada de dezembro, o espírito natalino se renova, e a tradicional campanha Papai Noel dos Correios completa 36 anos. Desde o início de novembro, a ação convida a população a se tornar "padrinho" ou "madrinha", adotando cartas escritas por crianças carentes para o Papai Noel.
Padrinhos podem se dirigir a uma das agências dos Correios participantes da campanha ou acessar a página oficial da ação para adotar cartas escritas por crianças para o "bom velhinho".
Para garantir que o presente chegue ao seu destino, a campanha segue algumas regras e procedimentos:
Para a criança (envio da carta):
As cartas devem ser escritas à mão.
No cadastramento, é necessário informar o CPF da criança.
O texto pode ser entregue em agências participantes ou enviado digitalmente (com foto ou digitalização do texto) pelo Blog do Noel.
Cartas contendo endereço, telefone ou foto da criança não são selecionadas pelos Correios.
Para adotar a carta (padrinhos e madrinhas):
O padrinho ou madrinha deve escolher uma carta disponível em uma das agências participantes ou através do Blog do Noel (versão digital). A lista de pontos de adoção está disponível no Blog.
Após a escolha, o presente deve ser comprado, bem embalado e entregue em um dos pontos de entrega dos Correios, seguindo o cronograma da campanha.
O presente deve estar identificado com as informações da cartinha e a carta original deve ser colada no lado de fora da embalagem.
Para controle e acompanhamento das entregas, é obrigatório que o padrinho ou madrinha cadastre o próprio CPF ou CNPJ.
Nas quase quatro décadas de história, a campanha já conseguiu atender cerca de 7 milhões de cartinhas. Apenas em 2024 (ano em que a ação celebrou 35 anos), 350 mil pedidos foram adotados em todo o Brasil.
Entre os itens mais solicitados, estão os tradicionais brinquedos (bonecas, carrinhos), mas também aparecem pedidos de material escolar e bicicletas.
FOTO: CORREIOS










