ALERTA

Como identificar sinais de furto de energia

Equipes técnicas destacam alguns indícios visuais que podem revelar tentativas da fraude na energia elétrica


O furto de energia, prática popularmente conhecida como “gato”, é um dos principais fatores de risco para a segurança elétrica na cidade e no campo. Além de configurar crime previsto no Código Penal, a irregularidade compromete a estabilidade da rede, eleva custos para toda a população e aumenta o risco de incêndios e acidentes graves.


Diante desse cenário, a concessionária de energia reforça a importância da participação da comunidade na identificação de indícios de fraude e, principalmente, em denunciar de forma anônima o crime. A colaboração dos moradores tem sido decisiva para reduzir ocorrências e melhorar a qualidade do fornecimento.


No primeiro semestre deste ano, as denúncias anônimas para combater o furto de energia tiveram um aumento de 84,75% em comparação ao mesmo período do ano passado (janeiro a julho), segundo dados do CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).


Equipes técnicas destacam alguns indícios visuais que podem revelar tentativas de furto de energia. Os mais frequentes são:

- Fios extras de outras cores e cabos irregulares nos postes

- Emendas improvisadas e uso de fita isolante comum

- Postes com acúmulo anormal de ligações

- Oscilações de energia frequentes na rua

- Medidores desligados, violados ou sem registrar consumo aparente


A concessionária alerta ainda que toda ligação regular deve passar por um medidor de energia. Se um cabo for puxado direto da rede elétrica para uma casa, comércio ou indústria, isso pode ser uma ligação clandestina. Fios apoiados em madeiras, bambus ou alguma estrutura improvisada também são sinais evidentes.


“Somente equipes da Energisa estão autorizadas a realizar serviços na rede de forma segura e legal. A orientação é que se tiver alguém suspeito nos postes, não hesite em denunciar. Ele pode estar cometendo o crime de furto de energia”, disse Elger Dias, coordenador de projetos.


As ligações clandestinas oferecem riscos graves à população, como incêndios, choques elétricos, danos a equipamentos e instabilidade no fornecimento de energia para toda a comunidade. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelos canais da empresa, disponíveis 24 horas, ou pelos telefones 190 e 181.


“A participação da comunidade é essencial para reduzir riscos e garantir a segurança e a confiabilidade da rede”, finalizou Elger.


WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974

Aplicativo Energisa On

Site: energisa.com.br

Call Center: 0800 646 4196

FOTO ASSESSORIA