BALANÇO

Defensoria aumenta em 18,49% o número de atendimentos em 2025

Em 2025, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) teve um aumento de 18,49% no número de atendimentos em comparação ao ano de 2024. Naquele ano, a instituição realizou 547.888 atendimentos, já em 2025, este número aumentou para 649.218. Para a defensora pública-geral, Luziane Castro, os números refletem a ampliação da presença da Defensoria em todas as comarcas de Mato Grosso, bem como no reforço de servidores e defensores nomeados. Os dados estão disponíveis na página inicial do site da Defensoria, na sessão "Defensoria em Números".

“Além de estarmos em todas as comarcas, hoje a Defensoria Pública está muito mais presente, atendendo diretamente nos territórios, tanto indígenas quanto quilombolas. Também devemos ressaltar o reforço que fizemos em nossa equipe, com a nomeação de defensores e servidores para atuar na atividade meio e na atividade fim. Isso tudo é uma consequência que acaba refletindo diretamente no aumento desses números consolidados”, comemora Luziane.

Em 2025, a instituição realizou um feito histórico: inaugurou 12 novos Núcleos em diferentes cidades do interior de Mato Grosso. As cidades que receberam os Núcleos foram: Matupá, Alto Taquari, Cotriguaçu, Poconé, Terra Nova do Norte, Querência, Tangará da Serra, Guarantã do Norte, Ribeirão Cascalheira, Vila Rica, Sorriso e Primavera do Leste.

FOTO DEFENSORIA