O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou ontem (6) que pretende concluir ainda no primeiro trimestre de 2026 o projeto do programa municipal de combate à obesidade. A iniciativa prevê o uso do medicamento Mounjaro (tirzepatida) associado a ações de reeducação alimentar e incentivo à prática regular de atividades físicas, dentro da rede pública de saúde.
Durante entrevista, o prefeito ressaltou que a proposta exige cautela, principalmente em relação ao protocolo de utilização do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ele, a principal preocupação é garantir a continuidade do tratamento aos pacientes selecionados.
“Todos os médicos e responsáveis que atuam no serviço público têm preocupação com a forma como isso será conduzido. O tratamento não pode ser interrompido. É preciso iniciar e assegurar a continuidade. O projeto está bastante avançado, e a expectativa é finalizá-lo ainda no primeiro trimestre”, declarou Abilio.
As discussões sobre o programa tiveram início em agosto de 2025, quando o prefeito recebeu em seu gabinete a vereadora Michelly Alencar (União Brasil), a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, além dos médicos Samuel e Kleber, especialistas na área. Na ocasião, a vereadora destinou uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão para viabilizar a aquisição do medicamento.
A secretária de Saúde, Danielle Carmona, destacou que o atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, nutricionistas e educadores físicos.
FOTO: REPRODUÇÃO









