A Comissão de Seleção do curso de “Educação Patrimonial: Conhecer Para Preservar” publicou, no último dia 31, a homologação final dos selecionados para participar das aulas nas modalidades presencial e EaD. Confira aqui seu nome
O Processo Seletivo para a 6ª edição do curso gratuito de “Educação Patrimonial - Conhecer para Preservar” entra na última fase antes do início das aulas, no próximo dia 6. Mas até lá, os candidatos com inscrição já homologada, via edital nº 01/20226, devem confirmar a presença, seja na modalidade presencial com ajuda de custo (bolsistas), presencial sem bolsa e EAD. Os candidatos selecionados estão recebendo por e-mail a convocação para as aulas até amanhã, dia 3 de fevereiro. A lista completa de candidatos selecionados pode ser acessada neste link: Homologação inscrições Edital 01/2026 todas as modalidades . Nesse link estão os nomes aprovados, de acordo com a modalidade escolhida. A grande procura surpreendeu a coordenação pedagógica do Curso, que deliberou pela ampliação das 120 vagas originalidade previstas para a modalidade EaD, para 250 vagas, a fim de contemplar todos os alunos habilitados. Já a modalidade presencial com e sem bolsa mantiveram as 40 vagas conforme determinado pelo edital.
As aulas começam no dia 6 de fevereiro e serão ministradas de forma híbrida (presencial e online). A aula inaugural será realizada no Cine Teatro Cuiabá, no centro histórico da capital de Mato Grosso.
O curso será certificado pela Unemat, e, além de formar profissionais para uma área bastante carente de especialistas em Mato Grosso, pode ser utilizado para ascensão de carreira – via titulação - de funcionários públicos.
Dividido em seis módulos, totalizando 180 horas de aulas teóricas e práticas, nas modalidades presencial e virtual, o cronograma conta com visitas técnicas em espaços culturais de Cuiabá e região metropolitana e uma saída de campo para mapeamento e reconhecimento de patrimônios culturais locais. Entre os temas a serem abordados estão educação patrimonial, museologia, turismo, sustentabilidade e meio ambiente, memória social, políticas públicas de cultura, diversidade cultural e patrimônio histórico.
Como explica a diretora executiva da Ação Cultural – e que integra o corpo docente do curso – Viviene Lozi, através deste curso, serão formados multiplicadores para atuação como agentes de promoção e valorização dos bens culturais. “O que nos deixa ainda mais motivados para essa capacitação é o grande número de interessados que recebemos, tivemos de ampliar vagas e até mesmo o período de inscrições. Foram quase 300 interessados e o melhor de tudo isso será mostrar, in loco, as riquezas culturais de Mato Grosso. Temos participantes de vários estados do Brasil e até mesmo de países vizinhos como Bolívia e Equador”.
Informações atualizadas sobre o do curso podem ser obtidas por meio desse endereço: https://acaocultural.org/
FOTO BRENO CARR









