Se o tema é ‘Conhecer para Preservar’, nada mais assertivo do que escolher o Cine Teatro Cuiabá, símbolo cultural da cidade, para ser sede desse momento de aprendizado e muito conhecimento
Começa amanhã, dia 6, às 9h, a maior edição já realizada do Curso de Educação Patrimonial: “Conhecer para Preservar”. O Cine teatro Cuiabá – símbolo da cultura e da importância da preservação de patrimônios históricos – foi escolhido para sediar a aula inaugural. Além da abertura oficial do curso de forma presencial, toda a solenidade será transmitida ao vivo para todo o Brasil, seguindo o horário local.
A formação está na 6ª edição e neste ano, teve 289 inscritos aprovados. O grande volume de inscritos surpreendeu a coordenação pedagógica do Curso, que além de assegurar as 40 vagas previstas em edital para a modalidade presencial, em Cuiabá, deliberou pela ampliação da oferta inicial de 120 vagas, para a modalidade EaD para 250 vagas, a fim de contemplar todos os alunos habilitados.
A Aula Inaugural terá a presença de especialistas que são referência dentro e fora do Brasil em cultura e preservação do patrimônio histórico como o professor e mestre Robinson de Carvalho Araújo - Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico (SECEL-MT), da professora mestra Ana Joaquina da Cruz Oliveira – Arqueóloga Superintendente do IPHAN – MT, da Coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia da Silva Viana, do professor e doutor Renato Fonseca, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unemat, da professora e mestra Viviene Lozi, diretora da Organização da Sociedade Civil Ação Cultural e de forma virtual, a professora e doutora Fernanda Castro – presidenta do IBRAM/MinC, dará as boas-vindas aos participantes desta 6ª edição.
Viviene, que também integra o corpo docente do Curso, explica que o objetivo central deste curso é fomentar o reconhecimento, a valorização e a apropriação do patrimônio cultural mato-grossense e brasileiro, formando multiplicadores para atuação junto a comunidades e territórios no Estado de Mato Grosso e em todo o Brasil, na promoção e valorização das heranças culturais locais.
“Este curso terá o desafio de conciliar as atividades presenciais, com a transmissão simultânea, para até 250 alunos que nos acompanharão virtualmente, em todo o país e em países vizinhos. Por isso, de antemão, agradeço a todos os nossos alunos e aos nossos professores que estão dispostos a somar e a multiplicar conhecimento em nome da preservação da cultura brasileira e latino americana”.
O CURSO - Dividido em seis módulos, totalizando 180 horas de aulas teóricas e práticas, nas modalidades presencial e virtual, o cronograma conta com visitas técnicas em espaços culturais de Cuiabá e região metropolitana e uma saída de campo para mapeamento e reconhecimento de patrimônios culturais locais. Entre os temas a serem abordados estão educação patrimonial, museologia, turismo, sustentabilidade e meio ambiente, memória social, políticas públicas de cultura, diversidade cultural e patrimônio histórico.
Além de certificação gratuita pela Unemat, o curso oferta bolsas de custo para incentivar a formação de multiplicadores em várias regiões do Estado e ainda traz a opção de aulas por meio da Educação à Distância (EAD). A formação é fruto de parceria entre a Ação Cultural, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL-MT), o Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e a Superintendência Mato Grosso e o Instituto Estadual de Museus (IBRAM), com apoio financeiro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), através do Ministério da Cultura.









