ECOTURISMO

Carnaval impulsiona ecoturismo e lota destinos no Pantanal

Procura por experiências fora da folia tradicional reforça potencial do turismo regional em Mato Grosso

Enquanto blocos e desfiles movimentam os centros urbanos, o período de Carnaval também abre espaço para quem prefere dias de pausa em meio à natureza. No Pantanal, a demanda por hospedagem voltada ao ecoturismo levou um dos principais empreendimentos da região, o Hotel Sesc Porto Cercado, a registrar 100% de ocupação para o período de 14 a 18 de fevereiro.

O movimento confirma tendência apontada por pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), que indica o Carnaval de 2026 como um cenário promissor para os negócios. O período apresenta potencial econômico capaz de impulsionar os setores de serviços e comércio local, incluindo a hotelaria, com aumento do fluxo regional de visitantes.

No Pantanal, a maioria dos hóspedes é do próprio estado, reforçando o protagonismo do público local na movimentação econômica do período. A programação oferecida no Hotel Sesc Porto Cercado combina lazer, gastronomia e atividades ambientais distribuídas ao longo de cinco dias, reunindo atrações festivas e experiências de contato com a natureza.

Segundo a gerente da unidade, Andrea Martins Mafra, a ocupação máxima durante o Carnaval reflete uma mudança de comportamento. “Há uma busca crescente por experiências que unam descanso, natureza e convivência familiar. O fato de grande parte dos hóspedes ser de Mato Grosso demonstra que o público regional está valorizando os destinos do próprio estado”, afirma.

Entre as atividades programadas no hotel estão feijoada temática, bloco carnavalesco interno, baile de encerramento, observação de aves, caminhada interpretativa, visita ao borboletário e oficinas ambientais. A proposta atende diferentes faixas etárias e perfis de público, unindo descanso e entretenimento.

Turismo de Aventura

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, também oferece outras opções para quem busca aventura em meio à natureza. O Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste (MT), funcionará normalmente de 14 a 18 de fevereiro. Localizado na região de Bom Jardim/Nobres, a 145 quilômetros de Cuiabá, o parque está inserido em uma área de mais de cinco mil hectares de transição entre Cerrado, Pantanal e Amazônia.

O local oferece atividades de turismo de aventura como banho no Riacho Serra Azul, tirolesa de 700 metros, arvorismo com 11 obstáculos e cicloturismo por trilhas em meio à mata, além da contemplação da Cachoeira Serra Azul, com cerca de 50 metros de queda d’água. A programação fica ainda mais completa com refeição no Restaurante Buritizal, que estará em funcionamento durante o período e pode ser incluída no pacote de visitação.

Para mais informações e para conferir as agências parceiras que comercializam o day use, acesse o site do Sesc Pantanal.

Foto: Jeferson Prado