EM CHAPADA DOS GUIMARÃES

Santuário de Elefantes tem licença retomada e pode receber novos animais

 

O Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães (a 68 km de Cuiabá), em Mato Grosso, teve a licença de funcionamento retomada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e, a partir de agora, poderá voltar a receber novos animais. A decisão foi anunciada nas redes sociais nesse domingo (15) pela própria organização.

“O Santuário recebeu com felicidade e tranquilidade a notícia do reestabelecimento da licença para recebimento de novos elefantes, bem como o reconhecimento da inexistência de risco sanitário”, diz trecho da publicação feita no Instagram.

A licença havia sido suspensa de forma cautelar pela Secretaria no dia 23 de dezembro de 2025, após o SEB anunciar a morte de duas elefantas africanas vindas da Argentina, Kenya e Pupy, em um intervalo de menos de três meses. Na ocasião, a Sema proibiu temporariamente a entrada de novos elefantes até a conclusão de análises técnicas sobre os protocolos de biossegurança e os padrões de manejo adotados pela instituição.

Na publicação feita nesse domingo, o Santuário afirmou ter recebido a autorização para retomada das atividades com felicidade. A entidade também reforçou a responsabilidade e o compromisso com o cuidado dos animais.

“A decisão reforça a capacidade técnica do nosso trabalho e valida a transparência e a ética que orientam, diariamente, todas as nossas práticas e procedimentos”, cita outro trecho.

Pouco antes da suspensão da licença pela Sema, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que apurava as mortes de animais no SEB, em Mato Grosso. Segundo o órgão, a investigação teve início após a morte de quatro elefantes que viviam no santuário e faleceram em menos de um ano após a transferência para o local, sendo o caso mais recente o da elefanta Kenya.

Com isso, o Santuário teve prazo de 60 dias para apresentar informações e documentos requeridos pelos órgãos ambientais a fim de retomar a autorização de funcionamento.

Confira nota do SEB na íntegra:

"O Santuário recebeu com felicidade e tranquilidade a notícia do reestabelecimento da licença para recebimento de novos elefantes, bem como o reconhecimento da inexistência de risco sanitário.

A decisão reforça a capacidade técnica do nosso trabalho e valida a transparência e a ética que orientam, diariamente, todas as nossas práticas e procedimentos. Sempre atuamos com responsabilidade, compromisso com as autoridades competentes e respeito absoluto aos protocolos exigidos.

Com isso, seguimos aptos a cumprir nossa missão: acolher elefantes e oferecer a eles uma vida mais digna, com bem-estar, cuidado especializado e um ambiente seguro.

Agradecemos muito a todos que apoiam e acreditam em nosso trabalho. Juntos, seguimos firmes."

 

FOTO: REPRODUÇÃO