INCÊNDIO FOI PROPOSITAL

Bimotor que caiu em MT estava transportando drogas, aponta perícia inicial

 

 

A queda de um avião bimotor em estrada rural entre as cidades de Campo Novo do Parecis e Brasnorte, ontem (22), pode não ter sido acidente. Um laudo preliminar da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) apontou que a aeronave apresentava indícios de incêndio criminoso, possivelmente provocado para eliminação de provas de crime.

Segundo moradores da região, a aeronave foi vista voando baixo pela área antes de realizar o pouso forçado, possivelmente provocado por falha mecânica.

Segundo a Polícia Civil, durante a vistoria, coleta e armazenamento dos destroços do bimotor, peritos da Politec identificaram vestígios de um pó branco, com características análogas à cocaína, queimados e difundidos pela fuselagem carbonizada da aeronave. Além disso, não foram encontrados vestígios de que alguém possa ter morrido no acidente.

Ainda, conforme as investigações preliminares, análises feitas após o armazenamento dos restos do avião indicaram que a aeronave possa não ter sofrido uma queda acidental, mas sim ter feito um pouso forçado no local e, imediatamente após a queda, foi incendiada por seu piloto, possivelmente para destruir provas de crime.

A Polícia Civil revelou ainda que a área de cerrado onde o avião fez o pouso forçado não era seu destino final, destacando ainda que está sendo investigado qual seria o trajeto do bimotor, de onde decolou e para onde iria.

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Gilcimar Carvalho dos Santos, equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica chegaram a ser acionadas. No entanto, o órgão se recusou a atuar nas investigações do acidente, devido à natureza do caso.

Os destroços do avião foram recolhidos e permanecerão guardados até a conclusão do inquérito e do laudo definitivo da Politec, que será reunido aos autos.

A Polícia Civil segue com as investigações para apuração do possível crime de tráfico de drogas, assim como nomes dos autores envolvidos.

 

FOTO: REPRODUÇÃO