Com a reabertura dos shoppings, consumidores ganham mais opções para presentear na data mais romântica do ano
Após meses de baixa na economia por conta da crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira (12), anima os lojistas da Baixada Cuiabana e promete melhorar o cenário das últimas semanas. A expectativa se dá por conta da volta de algumas atividades do comércio na Capital, como a reabertura dos shoppings centers, dos bares e restaurantes, além do comércio de rua que já funciona em horário reduzido há algumas semanas.
Com o retorno gradativo das atividades econômicas na cidade, a expectativa é que mesmo de forma tímida, o setor do comércio varejista espera que as vendas aqueçam a economia local. A primeira data comemorativa após a reabertura de boa parte do comércio é a aposta do setor para melhorar o faturamento dos comerciantes.
Segundo levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) aponta que 81% dos casais cuiabanos pretendem gastar com presentes e itens para usar na próxima sexta-feira (12), Dia dos Namorados.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco-MT), que também é empresário, Junior Macagnam, aponta otimismo no setor e acredita que o cumprimento das recomendações de combate à disseminação do coronavírus encoraje os consumidores a comprar neste momento.
“Sabemos que o momento é de cuidado e por isso todos os lojistas estão seguindo as recomendações das autoridades para poderem trabalhar e receber seus clientes com total segurança. Esperamos um bom volume nas vendas já que a troca de presentes entre os casais se tornou uma tradição nesta data, e não só entre os namorados, pois os casados também costumam mimar o companheiro ou companheira neste dia”, pontua.
Para aqueles que têm receio de sair de casa para fazer as compras, alguns lojistas ainda operam com o sistema de delivery, e o setores a adotaram esta prática são os mais variados.
“Desde as tradicionais flores e cestas de café da manhã, hoje é possível realizar a compra de produtos como calçados através de aplicativos de mensagens”, explica Macagnam.
Ainda de acordo com o levantamento da CDL Cuiabá, o valor médio gasto por pessoa será de R$ 282. A maior parte dos consumidores, 60 %, devem realizar gastos até R$ 500. Outra parcela, de 32%, demonstra desejo de gastar até R$ 100. Apenas 7% se manifestaram a gastar valores acima de R$ 500. A pesquisa apontou também que os produtos preferidos para compras são vestuários e acessórios femininos e masculinos, que representam 37% das escolhas.










