BARRACÃO DA EDUCAÇÃO EM VG

Laudo da Politec descarta incêndio criminoso: fogo começou de forma acidental

 

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) descartou a hipótese de incêndio criminoso no anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, atingido pelo fogo no dia 17 de junho. O laudo técnico, baseado em depoimentos, imagens de monitoramento e vistorias com drones, apontou que o incêndio foi acidental. O fogo começou devido a um curto-circuito (fenômeno termoelétrico) na fiação da câmara fria onde ficavam guardados os alimentos da merenda escolar.

De acordo com o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, embora a falha elétrica tenha sido confirmada na estrutura da câmara fria, os exames iniciais não permitem cravar o gatilho exato do fenômeno, que pode estar associado a um curto-circuito, sobrecarga ou descarga elétrica contínua. No local, funcionava o coração logístico da secretaria, servindo de depósito para alimentos, materiais de consumo e equipamentos escolares.

"Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão", explicou o perito Augusto César de Figueiredo.

O especialista detalhou ainda que a grande quantidade de material combustível estocado no almoxarifado acelerou as chamas. Na parte traseira da edificação, o fogo atingiu rapidamente dois veículos estacionados ao lado da câmara fria. O alto potencial térmico dos automóveis facilitou a propagação do incêndio em direção à cobertura e à estrutura metálica, resultando na destruição total do espaço.

Com a finalização da varredura no local, o imóvel foi oficialmente liberado pela perícia para a Polícia Civil (PJC), que segue com o inquérito. O laudo pericial definitivo, contendo o detalhamento laboratorial dos vestígios, a dinâmica exata da linha de propagação do fogo e a mensuração dos danos em cada ambiente, será concluído e entregue em até 30 dias.

 

FOTO: REPRODUÇÃO