Nesta quinta-feira (10), as agências da Caixa Econômica Federal em Cuiabá amanheceram de portas fechadas. Os funcionários locais aderiram à greve nacional da categoria, aprovada após a rejeição da proposta da Fenaban por mais de 90% dos trabalhadores em assembleias pelo país. O atendimento segue suspenso por tempo indeterminado até que as negociações avancem e novas votações ocorram.
Segundo o presidente do SEEB-MT, João Dourado, a rejeição à proposta demonstra a insatisfação dos trabalhadores, principalmente em relação ao Saúde Caixa, plano de saúde dos empregados. A categoria também cobra avanços em uma série de reivindicações apresentadas ao banco desde junho.
“A proposta foi rejeitada nas assembleias, especialmente em relação ao Saúde Caixa, mas também há uma extensa lista de reivindicações apresentada para o banco desde junho”, afirmou Dourado. As negociações entre a Caixa e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) foram retomadas na quarta-feira (9), em São Paulo.
O banco não apresentou uma nova proposta, mas se comprometeu a continuar as tratativas e marcou uma nova rodada de negociação para a manhã desta quinta-feira. A Caixa também informou que, com o fim da ultratividade decorrente da reforma trabalhista e a rejeição da proposta nas assembleias, a Convenção Coletiva e o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico não estão vigentes neste momento.
A greve seguirá por tempo indeterminado e poderá ser encerrada após novas assembleias da categoria analisarem eventual proposta apresentada pelo banco. O sindicato orienta os trabalhadores a acompanharem os canais oficiais da entidade para informações sobre o andamento das negociações.
FOTO: REPRODUÇÃO







