ASSÉDIO SEXUAL

Assessora acusa presidente do INDEA de assédio, Janaína acompanha o caso

Uma jovem qu trabalhava como assessora técnica em Comissão de Direção Geral no gabinete da presidência do INDEA pediu a exonoeração e registrou boletim de ocorrência contra o presidente Marcos Catão Dornelas Vilaca por assedio.

O boletim de ocorrência, que foi registrado em novembro do ano passado, a jovem diz que foi assediada no momento que ia repor as garrafas de água.

Primeiro ele teria dito a ela que não precisava usar máscara na sala dele e logo depois começou o por a mão no ´rgão genital dele, sobre a calça, por alguns minutos sempre  olhando para ela.

Ainda consta no boletim, que a jovem ficou em estado de choque, mas mesmo assim foi trabalhar no dia seguinte. Ela contou toda situação ao pai e foi encorajada a denunciar o caso e se desligar do cargo no Indea.

 

Outro lado

O presidente nega todas as acusações e que está a disposição da justiça e da Delegacia da Mulher para apresentar sua versão dos fatos. O governo vai ivestigar o caso.

 

A deputada Janaina Riva(MDB) emitiu nota sobre o caso e disse que vai acompanhar o desenrolar da situação.

Veja a publicação da deputada na íntegra:

Sempre que acontece uma situação como essa, ou similar, existe uma cobrança de toda população para que eu, enquanto mulher, única deputada estadual me manifeste. Soube há pouco tempo dessa triste manchete. Já entrei em contato com o secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, que prontamente me atendeu e ouviu minha sugestão: afaste.

Não que um homem acusado de assédio não tenha o direito de se defender, mas a mulher vítima, precisa se sentir segura, saber que existe justiça e que ninguém, por maior que seja sua posição, está imune a lei. Enquanto estiver na Assembleia Legislativa, como representante de todas as mulheres de Mato Grosso, não vou me calar. Essa denúncia é grave, é de causar náuseas e a vítima nesse momento, merece nosso apoio.

E que sirva de exemplo a todas as mulheres, não são os casos que estão aumentando, seja de assédio sexual ou de violência doméstica, em minha humilde opinião, as denúncias é que estão aumentando. A determinação de todas as mulheres em denunciar é que está aumentando. Vamos nos fortalecer e vamos juntas lutar contra essa cultura machista e preconceituosa.

Respeito o direito a defesa, mas principalmente, respeito as mulheres que passam ou já passaram por situação similares e elas sim, merecem todo nosso trabalho e dedicação.

Contem comigo!