Objetivo é evitar nova tragédia provocada pelos incêndios, como no ano passado
“A construção de poços artesianos para garantir o abastecimento de caminhões-pipa e viaturas do Corpo de Bombeiros é fundamental para o combate aos incêndios no pantanal". A avaliação é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que coordenou uma reunião, nesta segunda-feira (24.05) com vários órgãos para tratar das ações preventivas dos incêndios no bioma.
Estudo realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios indica cinco pontos para a construção desses poços ao longo dos 150 km da Transpantaneira. Com base nesses estudos, a Metamat poderá fazer a perfuração, utilizando-se de uma perfuratriz que está em fase de aquisição mediante recursos de R$ 2,8 milhões viabilizados pelo senador Wellington.
No ano passado, quando cerca de 4 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas, brigadistas e bombeiros tiveram dificuldades de encontrar água para abastecer os veículos.
Além da perfuratriz, a construção dos poços implica em mais recursos para a instalação do reservatório, bomba e cavalete. “Vamos buscar esses recursos de forma que os poços estejam prontos o mais rápido possível”, diz o senador.
Preocupado com a seca que já assola o bioma, o parlamentar lembra que outras ações são necessárias e urgentes para evitar que a tragédia do ano passado se repita. Estudos indicam que a seca severa deve prevalecer por mais três ou quatro anos.
Na reunião, o Ibama, Corpo de Bombeiros, OAB, Unemat e Funasa também apresentaram planejamento para a prevenção e combate aos incêndios, que envolvem a contratação e treinamento de brigadistas, a compra de equipamentos e ações estratégicas que estão em fase de planejamento.
“Infelizmente, não temos boas previsões. Os incêndios devem se registrar novamente e precisamos estar mais preparados que no ano passado”, defende o parlamentar.
FOTO REPRODUÇÃO










