Factoring é a solução para quem não está conseguindo ou não quer obter crédito junto aos bancos (Pro

O fomento comercial, com suas distintas estruturas empresariais, é o mecanismo que permite aos empreendedores acessarem dinheiro rápido para administrar o negócio com mais estabilidade.

Quase 60% dos pequenos negócios dizem que vão precisar de recurso extra para sobreviverem à crise do novo coronavírus, que fechou a maior parte do setor econômico, segundo o Sebrae. Mesmo com linhas de crédito como o Pronampe, que foi criado para ampliar a oferta de crédito para as micro e pequenas empresas, muitos empreendedores não estão conseguindo crédito junto aos bancos.

“A dificuldade de obter esse crédito junto aos bancos, se dá porque as micro e pequenas empresas não atendem aos critérios de avaliação de riscos adotados pelo sistema bancário convencional. O fomento comercial, com suas distintas estruturas empresariais, agora coadjuvado pelas ESCs, tem, no seu DNA, a capilaridade, a expertise e a disposição de atuar justamente com esse perfil de empresas, onde muitas vezes o setor financeiro não tem condições de chegar. Ao negociar seus recebíveis com as empresas de fomento comercial, as micro, pequenas e medias terão o capital de giro necessário para revitalizar a sua capacidade produtiva”, explica Luiz Lemos Leite, presidente da Associação Nacional de Fomento Comercial – ANFAC e da Associação Nacional das Empresas Simples de Crédito – ANESC.

Sobre LUIZ LEMOS LEITE

Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, em 1955. Foi funcionário do Banco do Brasil entre 1951 e 1967. Entre 1964 e 1967, trabalhou na Presidência da República como requisitado ao Banco do Brasil. Em 1967, foi para o Banco Central, onde permaneceu até 1981, tendo ocupado o cargo de Diretor da Área de Mercado de Capitais entre 1979 e 1981. Em 1982, já na iniciativa privada fundou a ANFAC - Associação Nacional das Empresas de Fomento Comercial, da qual ainda é o presidente.

Em 1983, lançou o curso de Agente de Fomento Comercial (Operador de Factoring) e participou dos 186 cursos já realizados, com 8.448 diplomados, dos quais 1.876 mulheres. Em 1992, lançou o livro Factoring no Brasil, pela editora Atlas, que está em sua 12ª edição e já esgotada. Em 2003, criou o IBFM - Instituto Brasileiro de Fomento Mercantil, com o objetivo de divulgar o conceito do fomento comercial, como atividade socioeconômica, e capacitar os colaboradores para o mercado de fomento comercial, bem como atualizar os profissionais já atuantes, agregando valor à sua factoring e seus clientes. 

Nestes 38 anos, como presidente da ANFAC, já realizou 14 congressos, de âmbito nacional, com a finalidade de intercambiar experiências e informações entre os empresários do setor e trazer a contribuição de palestrantes ilustres que possam concorrer para aprimorar a educação executiva dos empresários.

Sobre a ANFAC

Associação Nacional de Fomento Comercial, fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, representa institucionalmente os interesses de seus associados, perante os Poderes Públicos – Federais, Estaduais e Municipais e entidades do setor privado. Seu objetivo é fortalecer o sistema brasileiro de fomento comercial para contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País e zelar pelo cumprimento das normas éticas e de autorregulação que regem a atividade.

A ANFAC congrega as empresas de fomento comercial, com suas distintas estruturas de factoring, de securitização, de fundos de recebíveis e, agora, a ESC – Empresa Simples de Crédito, que atuam no mercado comprando recebíveis, créditos gerados por vendas mercantis realizadas por sua clientela, composta de pequenas e médias empresas.