IMPEACHMENT DE ALEXANDRE DE MORAES

Medeiros confirma que mato-grossenses assinaram pedido

Cinco deputados federais de Mato Grosso, Nelson Barbudo (PL), José Medeiros (PL), Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL) e Juliana Kolankiewicz (MDB) estão entre 150 parlamentares de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que protocolaram o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de responsabilidade.

Como explicou o deputado José Medeiros, a iniciativa visa a destituição de Moraes da Corte, com base em alegações de "abuso de poder e violação de direitos constitucionais". Os parlamentares argumentam que as decisões e ações de Moraes ameaçam a Constituição Federal e interferem indevidamente em outros Poderes. O processo de impeachment de um ministro do STF é iniciado pelo Senado, que pode pautar o pedido no plenário sob a presidência do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Durante participação no ato pela liberdade no último sábado (7), na Avenida Paulista (SP), José Medeiros lembrou que a democracia brasileira vem sendo desrespeitada e muitos cidadãos estão com seus direitos ameaçados.

"No dia 7 de setembro, fizemos uma grande manifestação na Paulista e vimos milhares de pessoas clamando por liberdade e criticando o comportamento do ministro Alexandre Moraes. Temos Daniel Silveira preso e muitos brasileiros injustiçados, além de um cerceamento do trabalho legislativo. Não podemos conviver com presos políticos e medidas autoritárias", disse o deputado federal.

O requerimento de impeachment foi entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ontem (09). O pedido de destituição de Moraes da Corte foi apresentado sob alegação de "abuso de poder e violação de direitos constitucionais".

 

FOTO: ASSESSORIA