O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), deixou a mesa de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, depois que a conselheira de Educação e vice-presidente da subsede do Sintep em Várzea Grande, Leilane Borges, utilizar o termo “todes” em sua fala de abertura ontem (09).
Após ouvir a expressão, o prefeito tomou um gole d’água, cumprimentou vereadores e se levantou da mesa, recusando-se a retornar mesmo após pedido de uma professora. A audiência reuniu professores, sindicalistas e representantes da comunidade escolar. Antes da reunião, a direção da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Cuiabá, organizou um ato de protesto em frente ao Legislativo.
O prefeito já havia manifestado posição contrária ao uso de pronomes neutros em eventos oficiais. Em julho, durante a Conferência Municipal de Saúde, ele interrompeu a fala de uma professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que havia utilizado a expressão. Na ocasião, afirmou que sua gestão não adota o uso da linguagem neutra.
“Durante a minha gestão, não vou aceitar a manifestação de pronome neutro”, declarou o prefeito à época.
FOTO: REPRODUÇÃO ÚNICA NEWS









