Após visita à China, Demilson Nogueira e Eduardo Magalhães afirmaram que o município tem autonomia para implementar o ART, mesmo com a recusa do governador em mudar o projeto. Promessa é de solução rápida e sem "quebra-quebra" para a capital.
Após o governador Mauro Mendes (União Brasil) reafirmar que não mudará o projeto do BRT (Bus Rapid Transit), os vereadores Demilson Nogueira (PP) e Eduardo Magalhães (Republicanos) bateram o pé, defendendo nesta terça-feira (11), que o município tem autonomia para buscar uma solução própria, o ART (Autonomous Rail Transit), conhecido como "bonde elétrico autônomo".
Os vereadores, que estiveram na China com o prefeito Abilio Brunini (PL) para conhecer a tecnologia, argumentam que Cuiabá não pode esperar mais 12 anos e que o ART é a solução mais viável no momento.
A população está cansada de tanto quebra-quebra, comércio quebrando... e o modal que nós conhecemos está pronto para ser colocado em operação aqui em Cuiabá
O principal argumento dos parlamentares é a independência de estado e município. "Se não chegarmos a um consenso, a prefeitura tem toda a condição de fazer e promover a viabilidade da nossa cidade. O que não pode acontecer é Cuiabá ficar para trás", destacou Demilson.
Eles ressaltam que o ART poderia ser implementado de imediato, rodando nas condições atuais da cidade com poucas adaptações e sem o prolongado "quebra-quebra" que tem prejudicado o comércio.
"A população está cansada de tanto quebra-quebra, comércio quebrando... e o modal que nós conhecemos está pronto para ser colocado em operação aqui em Cuiabá sem qualquer tipo de quebra-quebra", afirmou o vereador.
Os vereadores citam vantagens técnicas do ART, como o fato de ele já rodar nas condições atuais da cidade (necessitando apenas de pequenas adaptações de faixa e semáforos) e ter uma tecnologia de "direção inteligente" com ímãs, mas também operado por maquinista.
O ART teria vida útil de aproximadamente 30 anos, contra cerca de 10 anos de um BRT. Além disso, segundo os parlamentarem é um modelo sustentável, alinhado à tendência mundial de descarbonização.
Resposta ao governador
Questionados sobre a declaração de Mauro Mendes, que ironizou a visita à China dizendo que veria o modal em Curitiba, os vereadores foram
"O governador tem a opinião dele, eu respeito... o prefeito aqui tem a sua opinião, a Câmara Municipal tem a sua opinião, no Brasil, governo e municípios eles são independentes."
Apesar da autonomia de execução do BRT ser do Governo do Estado, os vereadores afirmam que a operação do modal, no futuro, será de autonomia do município, o que embasaria a decisão do prefeito Abilio a buscar uma alternativa.
Na semana passada, Abilio, ainda na China, disse que ia sugerir formalmente ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) a adoção do ART como o novo modal de transporte para Cuiabá.
Após visitar empresas fabricantes e acompanhar demonstrações práticas do sistema, o prefeito se mostrou totalmente convencido da compatibilidade da tecnologia com a realidade de Cuiabá.
"Valeu a pena estarmos aqui para assistir tudo isso. Agora vamos conversar com o governador, com o vice Otaviano Pivetta, e mostrar que o caminho é esse. Nós não queremos mais ônibus para Cuiabá. Não é o BRT a solução. A solução é esse modal inteligente, econômico, eficiente, moderno e seguro. Vamos pra cima", declarou Abilio Brunini em 7 de novembro.
FOTO: PREFEITURA DE CUIABÁ









