O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PL), optou por ir contra o discurso da prefeita Flávia Moretti (PL), diante do embate entre ela e o suplente de vereador Samir Japônes (PL), há cerca de duas semanas. A crise entre os correligionários foi levada até a cúpula nacional do partido após o vereador chamar Moretti de "mentirosa", em sua fala na tribuna.
Em entrevista, Tião afirmou que não identificou os ataques como violência de gênero e aconselhou que "mulheres sem estrutura emocional e capacidade de debate" não devem entrem na política. Na sequência, garantiu que até mesmo homens são vítimas da mesma violência.
“Eu não tenho visto essa violência de gênero. A política é um palco muito disputado, de muitos debates acalorados. Eu não vejo violência de gênero. Se a mulher não tem estrutura emocional e não tem essa capacidade de ir por debate, não deve mexer com política. Realmente é um ambiente complicadíssimo. Até nós que somos homens, que temos uma estrutura emocional um pouco mais forte, a gente sofre com isso”, disse ao site VGNotícias.
Apesar da discordância, Tião entende que de fato há uma cobrança maior em cima da prefeita e que ela é penalizada, mas longe das acusações. “Eu vejo sim que a prefeita tem sofrido com isso, mas eu não vi violência de gênero. É o debate político e ela tem que se preparar. O ambiente está carente de um debate mais elevado, com foco mais no município”, emendou.
Por fim, o vice-prefeito ainda aconselhou que a prefeita melhorasse o diálogo com o parlamento legislativo.
“A Câmara são 23 cabeças, mas a dela são 24. É falta de articulação e falta de entendimento no diálogo. Toda relação é um diálogo de alto nível, um diálogo coerente, onde se escuta muito e fala pouco. É simples, vamos ter um diálogo com a Câmara, escutando muito e falando menos, entendendo qual é o anseio de cada um, porque todos têm que dar resposta para a população”, disparou.
A fala de Tião acabou surpreendendo, mas já era esperada. Samir, que protagoniza o embate com a gestora, é um nome ligado ao também empresário e diante de um histórico de choques com Moretti tomou lado do aliado.
O vereador em exercício será afastado de suas funções pela direção estadual do partido para responder às denúncias da prefeita na Comissão de Ética do partido. A informação foi divulgada pelo presidente estadual do PL, Ananias Filho, na sexta-feira, 7 de novembro.
“O Samir tem liberdade na tribuna, na sua fala e ações. Ele tem direito integral como vereador, não pode ser tratado diferente. No exercício do mandato, ele tem direito de expressar, mas quando ele falta com respeito e supera a parte das ideias indo para a impessoalidade, repudiamos. Ele acabou externando falas contra a prefeita nas redes e estamos aguardando a prefeita. Ela vai formalizar uma denúncia contra ele, eu irei afastar preventivamente o Samir e abrirei procedimentos contra condutas dele não da fala dele no parlamento, mas nas condutas”, disse o presidente à Rádio Cultura FM.
FOTO: REPRODUÇÃO









