O procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, tomou posse ontem (23) como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Ele assume a vaga deixada por Valter Albano, que anunciou aposentadoria na noite de segunda-feira (22).
Durante a cerimônia, Alisson afirmou que pretende manter uma atuação pautada pelo diálogo e pela cooperação institucional. Segundo ele, o foco será contribuir para o fortalecimento do Estado e para a melhoria das políticas públicas.
O conselheiro também destacou o papel orientador do Tribunal de Contas. “O TCE-MT é considerado o melhor do país pela sua atuação técnica e pelo envolvimento com os principais temas do Estado. Quando o Tribunal acerta, é porque está orientando e esclarecendo os gestores públicos para que também acertem”, afirmou.
A escolha do novo conselheiro foi feita pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), a partir de uma lista tríplice formada pelo próprio TCE-MT. Alisson era apontado como favorito e concorreu com o procurador-geral de Contas adjunto, Willian de Almeida Brito Júnior, e com o procurador Gustavo Coelho Deschamps.
Após a indicação, o nome de Alisson foi submetido à sabatina na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, sendo aprovado por 23 votos dos deputados estaduais.
O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, ressaltou a experiência e o histórico técnico do novo conselheiro. “Você conhece tudo, foi três vezes procurador-geral do MPC, e seus pareceres sempre foram aprofundados, estudados e orientativos. Você não vai aprender a ser conselheiro, você já sabe ser”, afirmou.
Sobre Álisson Alencar
Natural de Teresina (PI), Alisson Carvalho de Alencar é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT) e possui pós-graduação em Direito Público e Direito Privado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
É mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ), doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) e pela Universidade de Salamanca, na Espanha, além de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).
Ingressou no Ministério Público de Contas de Mato Grosso em 2009, onde exerceu, em diferentes períodos, as funções de procurador-geral substituto e procurador-geral de Contas. Atualmente, ocupa o cargo de procurador-geral de Contas no biênio 2025–2026, após recondução.
FOTO: TCE MT








