O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 3,4 milhões de votos a menos do que no primeiro turno de 2022 e perdeu a liderança em Minas Gerais e no Tocantins.
O senador Flávio Bolsonaro (PL) ficou à frente nos dois estados e somou, no país, 5 milhões de votos a mais que o pai, Jair Bolsonaro (PL), na eleição anterior.
Lula perdeu votos em 19 estados e ganhou em sete e no Distrito Federal. Flávio superou o pai nos 26 estados e ficou abaixo dele apenas no DF. São Paulo concentrou a maior queda do petista e o maior crescimento do candidato do PL.
O levantamento compara o primeiro turno de 2022 com os dados da apuração deste domingo (4/10), quando 99,99% das seções já haviam sido totalizadas.
Lula somou 53,72 milhões de votos nos estados e no Distrito Federal, contra 57,12 milhões há quatro anos. Flávio chegou a 55,96 milhões, acima dos 50,95 milhões do pai. Esses totais não incluem os votos no exterior.
Lula perde liderança em dois estados
Minas Gerais e Tocantins foram os únicos estados em que Lula havia vencido Jair Bolsonaro no primeiro turno de 2022 e aparece agora atrás de Flávio.
O resultado reduziu de 14 para 12 o número de estados em que o petista lidera. Lula manteve a dianteira nos nove estados do Nordeste, no Amazonas, no Pará e no Amapá.
Minas teve a segunda maior perda de votos do presidente. Lula caiu de 5,80 milhões para 5,19 milhões, uma redução de 614 mil. No estado, Flávio recebeu 5,78 milhões, cerca de 538 mil a mais que o pai.
A vantagem também mudou de lado. Lula havia terminado o primeiro turno de 2022 com 563 mil votos a mais que Jair Bolsonaro no estado. Neste ano, Flávio aparece com 589 mil de dianteira sobre o petista.
Tocantins registrou uma mudança semelhante. Lula perdeu cerca de 30 mil votos, enquanto Flávio recebeu 90 mil a mais que o pai. O candidato do PL chegou a 469 mil, contra 404 mil do presidente.
Lula havia recebido 50,40% dos votos válidos no estado em 2022, contra 44% de Jair Bolsonaro. Agora, Flávio aparece com 50,44%, e o petista, com 43,42%.
São Paulo tem maior perda
Luiz Inácio Lula da Silva recebeu cerca de 985 mil votos a menos em São Paulo. O presidente passou de 10,49 milhões para 9,51 milhões.
Flávio fez o caminho contrário: teve 12,92 milhões, cerca de 682 mil a mais que Jair Bolsonaro.
O resultado ampliou a distância entre os candidatos. Jair Bolsonaro havia terminado o primeiro turno de 2022 com 1,75 milhão de votos de vantagem sobre Lula no estado. Flávio aparece agora com 3,42 milhões a mais que o petista.
São Paulo e Minas responderam, juntas, por uma redução de quase 1,6 milhão de votos de Lula na comparação com 2022.
Sul amplia vantagem do PL
O Rio Grande do Sul registrou a terceira maior perda de Lula. O petista recebeu 2,29 milhões de votos, cerca de 512 mil a menos do que em 2022. Flávio chegou a 3,57 milhões, um ganho de 329 mil sobre o pai.
O estado também teve o maior avanço de Flávio em pontos percentuais. O candidato recebeu 55,64% dos votos válidos, contra 48,89% de Jair Bolsonaro há quatro anos.
Lula perdeu outros 309 mil votos no Paraná e 152 mil em Santa Catarina. Flávio superou o pai em 317 mil e 306 mil votos, respectivamente.
Os três estados do Sul somaram uma redução de quase 973 mil votos para Lula. Flávio recebeu cerca de 951 mil a mais que Jair Bolsonaro na região.
Goiás teve a quinta maior perda de votos do presidente, com uma redução de 266 mil. O estado liderou a queda na participação do petista nos votos válidos: Lula passou de 39,51% para 31,06%, um recuo de 8,46 pontos percentuais.
Flávio cresce no Nordeste
A Bahia e o Ceará tiveram o terceiro e o quarto maiores ganhos de Flávio sobre o pai em número de votos, atrás apenas de São Paulo e Minas.
Flávio recebeu 2,44 milhões de votos na Bahia, cerca de 395 mil a mais que Jair Bolsonaro. Lula perdeu 209 mil, mas manteve uma vantagem ampla, com 5,66 milhões.
O Ceará deu a Flávio 1,76 milhão de votos, um aumento de 379 mil em relação ao pai. Lula recebeu 3,56 milhões, cerca de 23 mil a menos que em 2022.
Apesar do avanço de Flávio Bolsonaro, o presidente continuou à frente nos nove estados do Nordeste.
Onde Lula ganhou votos
Sergipe teve o maior crescimento de Lula em número de votos. O presidente recebeu 856 mil, cerca de 27 mil a mais que em 2022.
O Distrito Federal veio em seguida, com um ganho de 26 mil, praticamente o mesmo aumento registrado no Amazonas.
A capital do país foi o único lugar em que Flávio ficou abaixo do pai, tanto em votos quanto em percentual. O candidato do PL recebeu 909.616 votos, 781 a menos que Jair Bolsonaro. Mesmo assim, manteve a liderança sobre Lula.
Lula também ganhou 21 mil votos em Alagoas e 15 mil no Amapá. Acre, Piauí e Roraima registraram aumentos próximos de 6 mil cada.
O crescimento em votos, porém, não impediu a perda de espaço na maioria desses lugares. Lula recebeu mais votos no Piauí, por exemplo, mas sua participação caiu de 74,25% para 70,99%.
O petista só aumentou seu percentual no Distrito Federal e no Amapá. Nos outros 25 estados, teve uma fatia menor dos votos válidos do que em 2022.
No Amapá, Lula se manteve à frente por uma diferença pequena: o presidente recebeu 212.503 votos, contra 212.278 de Flávio, uma vantagem de 225 votos no recorte analisado.
FOTO O GLOBO






